MPE quer instalação de novo Hospital de Campanha e reativação dos leitos Covid do Djacy Barbosa
O órgão fiscalizador também cobrou intensificação no combate a aglomerações

O Ministério Público Estadual (MPE/AL), através da Promotoria de Arapiraca, quer que o Governo de Alagoas instalação de um novo Hospital de Campanha na Capital do Agreste.
De acordo com o promotor de Justiça Lucas Mascarenhas, o órgão tem tratado do assunto diretamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com a Prefeitura de Arapiraca, que já se comprometeu a oferecer o espaço para instalação da unidade hospitalar.
Segundo Mascarenhas, também está sendo analisada a possibilidade de reabertura dos leitos de UTI e clínicos do Hospital Djacy Barbosa, localizado no centro de Arapiraca.
"A equipe técnica da Secretaria de Saúde Municipal já elaborou o relatório da visita. Falta apenas a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado apresentar suas conclusões", explicou.

MPE cobra fiscalizações
O órgão também emitiu uma recomendação ao Estado e ao Município com o objetivo de que ambos intensifiquem os atos de fiscalização para coibir aglomerações e minimizar a disseminação do vírus.
"Nós do Ministério Público articulamos uma reunião com vários órgãos públicos para uma ação conjunta visando ações para proteção da saúde e bem estar dos munícipes, sobretudo na adoção de medidas de prevenção e fiscalização de estabelecimentos privados e públicos, visando a contenção da proliferação do vírus Covid-19", continuou Lucas Mascarenhas.
Ainda segundo o promotor, participarão da Força Tarefa representantes da Secretaria Municipal de Saúde, 3º Batalhão de Polícia Militar, Procon Arapiraca e SMTT.
"Na ocasião, criamos um cronograma de ação dessa força tarefa e montamos uma estratégia que viabilizará operações constantes para evitar aglomerações em bancos, casas lotéricas, supermercados e outros pontos de grande aglomeração na cidade. Além disso será intensificada a fiscalização para cumprimento das restrições do decreto estadual pelos estabelecimentos comerciais", finalizou o promotor de Justiça.
Não há vagas
Desde o último final de semana, Arapiraca não possui leitos disponíveis de UTI destinadas a pacientes com Covid-19. Os casos graves que surgem estão sendo redirecionados para outras cidades.
De acordo com o relatório diário de leitos Covid-19, emitido pela Sesau, são 75 leitos ocupados só na Capital do Agreste.
A situação dos leitos clínicos não tem gerado preocupação. Segundo o relatório, Arapiraca ainda conta com 24 vagas disponíveis.
Últimas notícias

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
