MPE quer instalação de novo Hospital de Campanha e reativação dos leitos Covid do Djacy Barbosa
O órgão fiscalizador também cobrou intensificação no combate a aglomerações

O Ministério Público Estadual (MPE/AL), através da Promotoria de Arapiraca, quer que o Governo de Alagoas instalação de um novo Hospital de Campanha na Capital do Agreste.
De acordo com o promotor de Justiça Lucas Mascarenhas, o órgão tem tratado do assunto diretamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e com a Prefeitura de Arapiraca, que já se comprometeu a oferecer o espaço para instalação da unidade hospitalar.
Segundo Mascarenhas, também está sendo analisada a possibilidade de reabertura dos leitos de UTI e clínicos do Hospital Djacy Barbosa, localizado no centro de Arapiraca.
"A equipe técnica da Secretaria de Saúde Municipal já elaborou o relatório da visita. Falta apenas a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado apresentar suas conclusões", explicou.

MPE cobra fiscalizações
O órgão também emitiu uma recomendação ao Estado e ao Município com o objetivo de que ambos intensifiquem os atos de fiscalização para coibir aglomerações e minimizar a disseminação do vírus.
"Nós do Ministério Público articulamos uma reunião com vários órgãos públicos para uma ação conjunta visando ações para proteção da saúde e bem estar dos munícipes, sobretudo na adoção de medidas de prevenção e fiscalização de estabelecimentos privados e públicos, visando a contenção da proliferação do vírus Covid-19", continuou Lucas Mascarenhas.
Ainda segundo o promotor, participarão da Força Tarefa representantes da Secretaria Municipal de Saúde, 3º Batalhão de Polícia Militar, Procon Arapiraca e SMTT.
"Na ocasião, criamos um cronograma de ação dessa força tarefa e montamos uma estratégia que viabilizará operações constantes para evitar aglomerações em bancos, casas lotéricas, supermercados e outros pontos de grande aglomeração na cidade. Além disso será intensificada a fiscalização para cumprimento das restrições do decreto estadual pelos estabelecimentos comerciais", finalizou o promotor de Justiça.
Não há vagas
Desde o último final de semana, Arapiraca não possui leitos disponíveis de UTI destinadas a pacientes com Covid-19. Os casos graves que surgem estão sendo redirecionados para outras cidades.
De acordo com o relatório diário de leitos Covid-19, emitido pela Sesau, são 75 leitos ocupados só na Capital do Agreste.
A situação dos leitos clínicos não tem gerado preocupação. Segundo o relatório, Arapiraca ainda conta com 24 vagas disponíveis.
Últimas notícias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
