Julho Amarelo: campanha alerta para importância da testagem para hepatites virais
Especialistas apontam que um milhão de pessoas têm hepatites virais no Brasil e desconhecem esse fato
O mês de Julho recebe a bandeira amarela em alusão ao enfrentamento das hepatites virais. Em Arapiraca, a Coordenação de IST/HIV/HV e a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculadas a Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando uma série de ações de incentivo à testagem rápida, para o diagnóstico das doenças.
Estima-se que, devido a pandemia de coronavírus, a procura pelos testes rápidos caiu cerca de 40% no Brasil, o que é preocupante, já que as hepatites virais são infecções sérias.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), um milhão de pessoas têm hepatites virais no Brasil e desconhecem esse fato. São 500 mil com hepatite C e um número semelhante com hepatite B.
A transmissão dessas hepatites se faz por via sexual e pela transmissão de mãe para filho, no caso da hepatite B; e pelo compartilhamento de material perfuro-cortante, que tenha sido contaminado com sangue do indivíduo com o vírus, para a hepatite C.
Confira a programação na íntegra:
>>> 06/07 – Testagem rápida e orientações no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, das 8h às 12h;
>>> 07/07 – Testagem rápida e orientações na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, das 8h às 12h;
>>> 13 e 14/07 – Visita a salões de beleza para orientações sobre hepatites virais, das 8h às 12h;
>>> 20/07 – Testagem rápida e orientações no Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), das 8h às 12h;
+ 28/07 – Testagem rápida e orientações no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h.
Últimas notícias
Aos 35 anos, influenciadora afirma ter orgulho de ainda ser virgem
'Guiana brasileira' volta a viralizar após estreia de Portugal na Copa
Cibele Moura amplia base política e anuncia aliança com Ivana Toledo, em Penedo
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Homem investigado por agressões, cárcere privado e incêndio é preso em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
