Cidades brasileiras registram recorde de frio nesta terça-feira (20)
Três capitais tiveram o dia mais frio do ano, incluindo Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS)
Diversas cidades brasileiras enfrentam uma queda brusca nas temperaturas desde o início da semana. O frio é resultado da atuação de uma massa de ar polar que atinge grande parte do Centro-Sul do país. Segundo o Climatempo, as baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias incluindo índices abaixo de zero.
Nesta terça-feira (20), três capitais tiveram recorde de frio em 2021. A cidade do Rio de Janeiro registrou a mínima de 8,4°C, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Já Belo Horizonte (MG), na estação de Pampulha, teve 7,6 °C. Com 5,9°C, Campo Grande (MS) superou a mínima registrada na segunda-feira (19), de 7,6ºC.
A cidade de São Paulo registrou, na madrugada desta terça-feira (20), a temperatura mínima de 4,7°C, de acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Sesc-Interlagos, na Zona Sul da capital. Já a estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, registrou a marca de 6,3°C.
Segundo o Inmet, a média em São Paulo foi de 5,5°C, considerando as duas estações. De acordo com o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE), a menor temperatura mínima absoluta, aquela registrada em um único local, foi verificada em Engenheiro Marsilac, na Zona Sul, com -2,3ºC. O ar frio e seco provocou formação de geadas pelo estado, inclusive na capital e na Grande São Paulo.
Já o município de Barueri registrou a menor temperatura em 10 anos de medições, com 2°C. O recorde de frio na cidade é de 1,7°C, registrado em 2011. No interior, Rancharia teve a menor temperatura do estado, de -2,8°C, recorde no município em 2021 e menor índice em dez anos. A cidade de Valparaíso também registrou recorde em dez anos, com -0,1°C de temperatura mínima.
Duas cidades quebraram os recordes de mínima desde o início das medições das estações meteorológicas. Pradópolis, com -1,4°C, teve a menor temperatura em 15 anos, já o município de Barretos alcançou a temperatura mais baixa em 11 anos, com o registro de 0,6°C.
De acordo com o governo do Paraná, seis cidades registraram o dia mais frio do ano nesta terça-feira: Antonina (5,1ºC), Lapa (-2,8ºC), Palmas (-2,9ºC), Paranaguá (6,6ºC), Pinhais (-0,9ºC) e União da Vitória (-3,6ºC).
No Estado de Santa Catarina, 69 municípios registraram temperaturas abaixo de zero, com geada na maioria das regiões. A mínima mais baixa foi de -8,2°C em Urupema.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
