Baixo São Francisco

Ato de vandalismo esvazia lixeiras e deixa lixo nas calçadas do Centro Histórico de Penedo

A ação de vandalismo aconteceu durante a noite e deixou o Centro Histórico de Penedo com o lixo nas ruas

Por 7Segundos com Instagram Prefeitura de Penedo 23/07/2021 09h09 - Atualizado em 23/07/2021 09h09
Ato de vandalismo esvazia lixeiras e deixa lixo nas calçadas do Centro Histórico de Penedo
Centro Histórico de Penedo tem ato de vandalismo e lixeiras como alvo dos criminosos - Foto: Instagram Prefeitura de Penedo

A cidade de Penedo viveu uma cena asquerosa na tarde dessa quinta-feira (22). As lixeiras do Centro Histórico de uma das cidades mais lindas de Alagoas e do Brasil foram reviradas e o lixo espalhado pelo chão da Avenida Floriano Peixoto, alagoano e o segundo presidente do país.

A ação de vândalos causou revolta aos penedenses, que preservam a beleza histórica da cidade ribeirinha, à margem do rio São Francisco, batizado carinhosamente de Velho Chico.


As fotos postadas pela rede social da Prefeitura de Penedo mostram o lixo espalhado pelo chão, causando espanto aos moradores e internautas que deixaram comentários exclamando como alguém pode cometer tal ato tão perverso.

Ações educativas


De acordo com o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Penedo (SEMSP), André França, não há como a prefeitura flagrar a ação de vândalos que podem agir a qualquer hora da noite e na madrugada.

Por outro lado, a Prefeitura de Penedo, por meio de uma ação conjunta entre a SEMSP e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), tem projetos educativos para levar palestras às escolas municipais sobre coleta seletiva do lixo e questões ligadas ao meio ambiente.


“Para conscientizar a população e orientar as pessoas sobre questões municipais temos o apoio dos veículos de comunicação e das rádios locais para anunciarmos as ações educativas e conscientizarmos a nossa população sobre atitudes positivas para a nossa cidade”, afirmou André França.

Vandalismo


Ele frisou que o ato de vandalismo é uma ação isolada e que a Secretaria de Serviços Públicos realiza a limpeza da cidade, principalmente do Centro Histórico, todos os dias, e que a população é orientada a colocar o lixo doméstico nos dias da coleta do lixo, especificados pela prefeitura.

“Esse trabalho a gente faz com frequência e lamentamos e repudiamos qualquer ato de vandalismo que seja cometido em Penedo”, destacou André França.


No post do Instagram da Prefeitura de Penedo as fotos do ato de vandalismo foram publicadas com o texto abaixo:

“Hoje não viemos mostrar o importante trabalho da Secretaria de Serviços Públicos. Viemos lamentar. Mais uma vez, iniciamos o dia comum ato de vandalismo na Floriano Peixoto (Avenida). O serviço de limpeza é realizado todos os dias nesta rua, mas iniciamos o trabalho vendo todas as lixeiras esvaziadas. Esse é um ato de vandalismo que nos entristece, pois cuidar da cidade é uma missão de todos”.

A publicação sugere a quem presenciar cenas como esta denunciar diretamente à Polícia Militar (PM) pelo 190.