Elefante-marinho de quase 1 tonelada é encontrado em praia do RS
Animal de 4 metros e 900 kg está em boas condições de saúde e é monitorado pelo Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM),
Um elefante-marinho da espécie Mirounga leonina foi encontrado na Praia do Mar Grosso, em São José do Norte, no Sul do RS. O Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande (CRAM/Furg) foi até o local para monitorar o animal, que possui cerca de 4 metros de comprimento e pesa aproximadamente 900kg.
De acordo com a coordenadora do Cram, Paula Canabarro, o elefante-marinho habita a região subantártica e não é comum no litoral brasileiro. Mas, em alguns casos, estes animais se deslocam para o norte se afastando de suas áreas, fazendo paradas para descansar.
De acordo com a pesquisadora, o animal está ativo, em boas condições físicas e sem ferimentos. E em alguns dias deve retornar para o mar e seguir viagem. O elefante-marinho recebeu uma marcação com carimbo, que permitirá acompanhar o seu deslocamento.
A pesquisadora diz que, por ser um animal de grande porte, o recomendado é que as pessoas mantenham distância e não ofereçam alimentos.