Japão registra recorde de casos de Covid em meio às Olimpíadas
Premiê japonês diz não ver os Jogos contribuindo

O Japão confirmou quase 10 mil novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (29), um novo recorde na pandemia, com a capital Tóquio registrando recorde de infectados pelo terceiro dia seguido.
Os números ampliam a pressão sobre a organização dos Jogos Olímpicos e o governo japonês, já que a maioria da população era contra a realização do evento no pior momento da pandemia no país.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu aos organizadores na quarta-feira (28) para não sobrecarregarem os hospitais de capital japonesa, disse que o sistema de saúde está sob forte estresse e estima que os casos podem chegar a 4,5 mil por dia na cidade em agosto.
Mas o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou nesta quinta que não vê as Olimpíadas de Tóquio contribuindo para um aumento dos casos.
Já o Comitê Olímpico Internacional (COI) e comitê organizador das Olimpíadas garantiram que os Jogos não estão afetando o sistema de saúde japonês.
As Olimpíadas deveriam ter sido realizadas em 2020, mas foram adiadas em um ano por causa da pandemia, e a maior parte das competições têm ocorrido sem torcida porque a região de Tóquio está sob estado de emergência.
A capital japonesa está com restrições no horário de funcionamento de bares e restaurantes e com proibição da venda de bebidas alcoólicas. A rede de televisão NHK diz que, com a alta de casos, o estado de emergência será ampliado para mais quatro regiões.
Recordes no Japão e em Tóquio
O Japão registrou 9.675 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford. Até então, o país nunca tinha confirmado mais de 8 mil infectados em um único dia.
Já a capital Tóquio anunciou um recorde de 3.865 infecções nesta quinta, uma alta de 23,5% em relação aos 3.177 casos do dia anterior.
É o terceiro dia seguido de recorde, pois na terça-feira (27) a sede dos Jogos já havia confirmado 2.848 infectados. Até então, o maior número de novos infectados eram os 2.520 registrados em 7 de janeiro.
Mortes e vacinação
Apesar da alta no contágio, o Japão tem conseguido evitar uma explosão no número de mortes, como foi visto em outros países. O país confirmou 78 óbitos nas últimas 24 horas, bem abaixo do recorde de 248 vítimas da Covid-19 registrado em 1º de janeiro.
Mas a vacinação ainda caminha a passos lentos. Menos de 38% da população recebeu ao menos uma dose até o momento, e só 26% estão completamente imunizada.
A porcentagem está acima da média mundial (27% e 14%, respectivamente), mas muito abaixo de países como Uruguai (73% e 62%), Reino Unido (68% e 55%) e Israel (66% e 62%).
Últimas notícias

Luto na música nordestina: Sandro Becker lamenta morte do sanfoneiro Xameguinho do Acordeon

Como ler PDF e fazer anotações de forma simples

Seis seguem presos por homicídio no Pilar; investigações continuam e mais prisões não estão descartadas

PRF recupera veículo roubado em Recife e prende condutor em Rio Largo

Ataque brutal de pitbull termina com morte de cão da raça teckel em Marechal Deodoro

PRF prende homem embriagado que transitava de forma perigosa em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
