[Vídeo] Azar na sexta-feira 13? Veja o que os arapiraquenses acham da data supersticiosa
Segundo relatos de historiadores, os países anglo-saxônicos e várias nações europeias também consideram a sexta-feira 13 como um dia místico
A sexta-feira 13 é uma data carregada de muita simbologia para os mais supersticiosos. Há quem até mude o seu comportamento ou sua rotina nesse dia por acreditar em má sorte ou alguma praga.
Quem cresceu até a década de 1990, pelo menos, já ouviu falar que passar debaixo de escada, cruzar com um gato preto no caminho, quebrar espelho eram sinais de que a pessoa teria má sorte - para algumas pessoas até falar a palavra azar, dá azar. A maioria das pessoas não gosta de admitir que acredita em superstições, mas quem nunca correu para desvirar o calçado que caiu no chão com a sola virada para cima para "a mãe não morrer"?
E quando a sexta-feira 13 cai logo no mês de agosto, conhecido também como "mês de desgosto"?
As superstições relacionadas a esta data não são exclusividade da cultura brasileira. Segundo alguns relatos de historiadores, os países anglo-saxônicos e várias nações europeias também consideram a sexta-feira 13 como um dia místico.
A explicação seria a de que o número 13 já foi considerado portador de má sorte em várias culturas ocidentais, assim como a sexta-feira. Por isso, quando os dois se juntam, aumentava ainda mais essa carga negativa em cima do da data com as pessoas acreditando que as chances de algo sair errado se multiplicariam.
No Brasil, as superstições fazem parte da cultura e do folclore popular, e muitas delas caíram em desuso com o passar dos anos. A reportagem do Portal 7Segundos foi às ruas conversar com as pessoas para saber a opinião delas em relação a toda essa mística que envolve a sexta-feira 13. Confira:
Últimas notícias
Preso suspeito de arrastar homem de casa e matá-lo com dez tiros em Porto Calvo
Adolescente é apreendido por agredir e ameaçar mãe de morte em Arapiraca
Moto com queixa de roubo é encontrada e recuperada em sítio em Arapiraca
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
