São Sebastião implementa teste do coraçãozinho como exame regular para recém nascido
O teste é realizado pela equipe que acompanhou o parto e utilizado para verificar se o coração do bebê está funcionando corretamente

São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a implementação do teste do coraçãozinho nas primeiras 24 horas de vida dos bebês nascidos na Casa Maternal Nossa Senhora da Penha. Este exame, será realizado rotineiramente, assim como o teste do olhinho.
O exame do coraçãozinho é essencial para reduzir a mortalidade neonatal precoce, avalia como está a adaptação do bebê fora do útero, detecta irregularidades nos músculos e nos vasos sanguíneos do coração, além de verificar se o coração bate a quantidade esperada de vezes por minuto.
O teste é realizado pela equipe que acompanhou o parto e utilizado para verificar se o coração do bebê está funcionando corretamente, pois pode ser que, durante a gestação, alguma doença cardíaca não tenha sido detectada.
Ele é realizado com a criança deitada confortavelmente com as mãos e pés bem aquecidos e no braço direito do bebê é colocado um acessório especial para recém nascidos, em formato de pulseira, que mede a quantidade de oxigênio no sangue. Em alguns casos este teste pode ser realizado no pezinho do bebê, sendo utilizada a mesma pulseira.
São Sebastião segue investindo na saúde e avançando cada vez mais na preservação e zelo com nossas crianças e gestantes.
Últimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Filhote de baleia com marcas de mordida de tubarão é encontrado morto em Piaçabuçu

'Devemos sempre aliviar o bolso do trabalhador, principalmente aqueles que mais precisam', diz Daniel Barbosa
![[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher](https://img.7segundos.com.br/Z569dQY6DHI7_aBsoSkGPHh8tdw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-09-at-165344.jpeg)
[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher

Prefeitura entrega mil colchões aos afetados pelas chuvas em São Luís do Quitunde

PF vê suspeita de lavagem em R$ 44 milhões movimentados por Bolsonaro em dois anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
