São Sebastião implementa teste do coraçãozinho como exame regular para recém nascido
O teste é realizado pela equipe que acompanhou o parto e utilizado para verificar se o coração do bebê está funcionando corretamente
São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a implementação do teste do coraçãozinho nas primeiras 24 horas de vida dos bebês nascidos na Casa Maternal Nossa Senhora da Penha. Este exame, será realizado rotineiramente, assim como o teste do olhinho.
O exame do coraçãozinho é essencial para reduzir a mortalidade neonatal precoce, avalia como está a adaptação do bebê fora do útero, detecta irregularidades nos músculos e nos vasos sanguíneos do coração, além de verificar se o coração bate a quantidade esperada de vezes por minuto.
O teste é realizado pela equipe que acompanhou o parto e utilizado para verificar se o coração do bebê está funcionando corretamente, pois pode ser que, durante a gestação, alguma doença cardíaca não tenha sido detectada.
Ele é realizado com a criança deitada confortavelmente com as mãos e pés bem aquecidos e no braço direito do bebê é colocado um acessório especial para recém nascidos, em formato de pulseira, que mede a quantidade de oxigênio no sangue. Em alguns casos este teste pode ser realizado no pezinho do bebê, sendo utilizada a mesma pulseira.
São Sebastião segue investindo na saúde e avançando cada vez mais na preservação e zelo com nossas crianças e gestantes.