Mais de 5 mil arapiraquenses estão com 2ª dose da vacina contra a Covid atrasada
O alerta se estende principalmente à população idosa, que é que mais contém indivíduos aguardando complemento de imunização
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a população que tomou a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 fique atenta ao prazo para segunda dose. De acordo com cruzamento de dados realizado pelo município, mais de 5,2 mil pessoas, o que representa 4,38% da população vacinada com uma dose.
O alerta se estende principalmente à população idosa, que é que mais contém indivíduos aguardando complemento de imunização. Segundo os dados, mais de 2.300 pessoas com idade acima de 60 anos que tomaram a primeira dose ainda não procuraram os postos de vacinação para receber a segunda.
A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, destacou a importância da segunda dose na luta contra a Covid-19.
“Estamos trabalhando firmes para imunizar toda a população de Arapiraca, mas também contamos com o apoio da população. Arapiraca tem avançado bastante na luta contra a Covid-19, mas para nos livrarmos de vez do coronavírus, o complemento de vacinação é fundamental. Estamos com os três postos abertos e à disposição para receber aqueles que estão com a segunda dose atrasada”, orientou Mônica Suzy.
A importância da vacinação é ratificada pelos dados epidemiológicos do município, que registrou pouquíssimos novos casos de Covid-19 e, consequentemente, diminuído o número de mortes causadas pela doença.
Segundo o coordenador de Epidemiologia, enfermeiro e sanitarista Evandro Melo, ao analisar os últimos 20 óbitos registrados em Arapiraca, 12 das vítimas não haviam tomado nenhuma dose de vacina, e 4 haviam tomado apenas uma dose, e 4 haviam tomado as duas doses.
“É indiscutível que a diminuição na mortalidade da Covid-19 em Arapiraca se deve à vacinação. Portanto, é muito importante orientar a população a procurar os postos de vacinação assim que a vacina estiver disponível para sua respectiva faixa etária. As chances de uma pessoa que tomou as duas doses da vacina agravarem é extremamente menor e os nossos dados epidemiológicos provam isso”, explicou o enfermeiro.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
