Mais de 5 mil arapiraquenses estão com 2ª dose da vacina contra a Covid atrasada
O alerta se estende principalmente à população idosa, que é que mais contém indivíduos aguardando complemento de imunização
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a população que tomou a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 fique atenta ao prazo para segunda dose. De acordo com cruzamento de dados realizado pelo município, mais de 5,2 mil pessoas, o que representa 4,38% da população vacinada com uma dose.
O alerta se estende principalmente à população idosa, que é que mais contém indivíduos aguardando complemento de imunização. Segundo os dados, mais de 2.300 pessoas com idade acima de 60 anos que tomaram a primeira dose ainda não procuraram os postos de vacinação para receber a segunda.
A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, destacou a importância da segunda dose na luta contra a Covid-19.
“Estamos trabalhando firmes para imunizar toda a população de Arapiraca, mas também contamos com o apoio da população. Arapiraca tem avançado bastante na luta contra a Covid-19, mas para nos livrarmos de vez do coronavírus, o complemento de vacinação é fundamental. Estamos com os três postos abertos e à disposição para receber aqueles que estão com a segunda dose atrasada”, orientou Mônica Suzy.
A importância da vacinação é ratificada pelos dados epidemiológicos do município, que registrou pouquíssimos novos casos de Covid-19 e, consequentemente, diminuído o número de mortes causadas pela doença.
Segundo o coordenador de Epidemiologia, enfermeiro e sanitarista Evandro Melo, ao analisar os últimos 20 óbitos registrados em Arapiraca, 12 das vítimas não haviam tomado nenhuma dose de vacina, e 4 haviam tomado apenas uma dose, e 4 haviam tomado as duas doses.
“É indiscutível que a diminuição na mortalidade da Covid-19 em Arapiraca se deve à vacinação. Portanto, é muito importante orientar a população a procurar os postos de vacinação assim que a vacina estiver disponível para sua respectiva faixa etária. As chances de uma pessoa que tomou as duas doses da vacina agravarem é extremamente menor e os nossos dados epidemiológicos provam isso”, explicou o enfermeiro.
Últimas notícias
Defesa Civil avança no trabalho preventivo com aplicação de lonas em áreas de risco
Acusado de matar esposa em São José da Tapera será julgado em Arapiraca
Centro de Belas Artes de Alagoas abre matrículas para cursos gratuitos em 2026
Aposentado sofre infarto e destaca a importância do tratamento rápido que recebeu no HGE
Agricultura Familiar em Movimento chega a Murici com serviços de cidadania na quarta-feira (4)
[Vídeo] Prefeitura implanta Sistema de Videmonitoramento Inteligente em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
