[Vídeo] PF apreende 550 pássaros silvestres que estavam na mala de um carro na BR 101
Animais estavam em nove gaiolas na mala do carro; alguns foram encontrados mortos
Transportar animais silvestres sem a devida permissão do órgão responsável é tipificado como crime previsto na Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente. O infrator pode pagar multa e ser penalizado com até um ano de prisão.
Mas apesar da lei, as apreensões de animais silvestres são recorrentes em várias regiões de Alagoas.Na madrugada deste domingo (22) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e apreendeu 550 pássaros silvestres que estavam sendo transportados dentro de um veículo modelo Prima distribuídos em nove gaiolas sem água e sem comida. Alguns animais que estavam dentro do mala do carro não suportaram o calor e morreram. A prisão do suspeito ocorreu na BR 101, em São Sebastião no Agreste alagoano.
Por volta das 5h da manhã os policiais receberam a informação de um veículo que estava vindo do Estado da Bahia com grande quantidade de aves silvestres. Após algum tempo fiscalizando em frente à Unidade Operacional da PRF em São Sebastião, a equipe avistou um veículo VW/VIRTUS, com um homem e uma mulher. Foi dada a ordem de parada e o motorista sinalizou que iria estacionar, mas em seguida fugiu em alta velocidade.
Os agentes então realizaram a persegução e conseguiram abordar o veículo, cerca de 200 metros depois. Após verificação da documentação pessoal e veicular, os policiais fizeram uma vistoria no carro, momento em que foram encontradas 09 gaiolas de pássaros silvestres, com aproximadamente 550 pássaros, sendo 200 da espécie canário da terra, 100 papa-capim e 250 caboclinho, alguns já estavam mortos em virtude da má e precária acomodação dos mesmos na mala do veículo, sem sequer água e comida.

Perguntado ao casal sobre a procedência dos pássaros, o homem informou que recebeu R$ 500,00 para ir buscá-los em Feira de Santana/BA e que seriam entregues em Maceio/AL. Entretanto, os policiais descobriram que ele já havia sido autuado pelo mesmo crime na data de 19/07/2019, transportando 700 pássaros, no município de Cristinápolis/SE.
Diante dos fatos, foi dada ordem de prisão ao condutor pelo crime de transporte de pássaros silvestres, previsto no art. 29 §1º, Inc. III da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente. Os pássaros foram levados para sede do IBAMA, para procedimentos cabíveis.
Últimas notícias
Câmera de videomonitoramento flagra execução de jovem em Arapiraca
Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Prefeitura de Maceió conduz ação integrada para fiscalizar motos aquáticas na orla
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Adolescente colide moto em contêiner e veículo pega fogo no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
