[Vídeo] PF apreende 550 pássaros silvestres que estavam na mala de um carro na BR 101
Animais estavam em nove gaiolas na mala do carro; alguns foram encontrados mortos
Transportar animais silvestres sem a devida permissão do órgão responsável é tipificado como crime previsto na Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente. O infrator pode pagar multa e ser penalizado com até um ano de prisão.
Mas apesar da lei, as apreensões de animais silvestres são recorrentes em várias regiões de Alagoas.Na madrugada deste domingo (22) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e apreendeu 550 pássaros silvestres que estavam sendo transportados dentro de um veículo modelo Prima distribuídos em nove gaiolas sem água e sem comida. Alguns animais que estavam dentro do mala do carro não suportaram o calor e morreram. A prisão do suspeito ocorreu na BR 101, em São Sebastião no Agreste alagoano.
Por volta das 5h da manhã os policiais receberam a informação de um veículo que estava vindo do Estado da Bahia com grande quantidade de aves silvestres. Após algum tempo fiscalizando em frente à Unidade Operacional da PRF em São Sebastião, a equipe avistou um veículo VW/VIRTUS, com um homem e uma mulher. Foi dada a ordem de parada e o motorista sinalizou que iria estacionar, mas em seguida fugiu em alta velocidade.
Os agentes então realizaram a persegução e conseguiram abordar o veículo, cerca de 200 metros depois. Após verificação da documentação pessoal e veicular, os policiais fizeram uma vistoria no carro, momento em que foram encontradas 09 gaiolas de pássaros silvestres, com aproximadamente 550 pássaros, sendo 200 da espécie canário da terra, 100 papa-capim e 250 caboclinho, alguns já estavam mortos em virtude da má e precária acomodação dos mesmos na mala do veículo, sem sequer água e comida.

Perguntado ao casal sobre a procedência dos pássaros, o homem informou que recebeu R$ 500,00 para ir buscá-los em Feira de Santana/BA e que seriam entregues em Maceio/AL. Entretanto, os policiais descobriram que ele já havia sido autuado pelo mesmo crime na data de 19/07/2019, transportando 700 pássaros, no município de Cristinápolis/SE.
Diante dos fatos, foi dada ordem de prisão ao condutor pelo crime de transporte de pássaros silvestres, previsto no art. 29 §1º, Inc. III da Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente. Os pássaros foram levados para sede do IBAMA, para procedimentos cabíveis.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
