Paulo Dantas quer dispensa de outorga para facilitar aos pequenos produtores o uso da água
Alagoas vive um profundo período de estiagem, que levou o Governo Federal a reconhecer, por solicitação do Governo de Alagoas, situação de emergência em 38 municípios alagoanos
Dar fácil acesso à água para milhares de pequenos produtores que convivem há oito anos com a "quadra de seca". Este é o objetivo de projeto de lei do deputado Paulo Dantas (MDB), em tramitação na Assembleia Legislativa. A proposta pretende dispensar da outorga, espécie de autorização estatal para usar a água, todos os imóveis rurais que fizerem uso de até 5 mil litros/hora para consumo humano, produção agrícola ou para matar a sede de animais na propriedade.
Alagoas vive um profundo período de estiagem, que levou o Governo Federal a reconhecer, por solicitação do Governo de Alagoas, situação de emergência em 38 municípios alagoanos, conforme publicação no Diário Oficial da União veiculado no último dia 30 de agosto. O quadro faz com que os pequenos agricultores e agricultores familiares não consigam arcar com as exigências e taxas geradas para aquisição da outorga do direito ao uso da água. Fato que justifica a preocupação do deputado Paulo Dantas.
O projeto de lei diz ainda que a dispensa de outorga não se aplica aos casos de captação de água subterrânea em zonas de formação sedimentar que venham a ser consideradas como aquíferos estratégicos, assim definidos em regulamentos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A proposta também dispensa a apresentação da outorga aos empreendimentos destinados à implantação das seguintes atividades: pesca artesanal, aquicultura e silvicultura no cultivo de florestas nativas ou exóticas que promovam o manejo sustentável desses ambientes.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
