Constantes faltas de energia irritam trade turístico em Piranhas
Falta de energia que durou mais de sete horas provocou críticas por parte da rede hoteleira que exigiu explicações por parte da Equatorial
A falta de energia na última quinta-feira (23), que durou cerca de sete horas, irritou o trade turístico de Piranhas, que fez críticas aos serviços prestados pela Equatorial Alagoas.
Em uma nota divulgada em redes sociais, foram expostas as interrupções e oscilações do fornecimento de energia que vem atingindo o município, principalmente no período noturno.
Durante a nota, Piranhas é citada como o terceiro destino turístico do estado e que por esse motivo, recebe um grande fluxo de visitantes durante todos os períodos ano, praticamente. também foi divulgado que na última semana, moradores e turistas tiveram o desprazer de vivenciar novamente o mesmo problema.
“É totalmente descabida uma situação desse nível em meio a uma retomada econômica onde todo o empresariado busca reaver suas perdas diante do cenário pandêmico”, relata a nota.
A nota foi assinada pela Associação Comercial de Piranhas; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas; Secretaria de Cultura e Turismo de Piranhas e Conselho Municipal de Turismo de Piranhas.
Em resposta, a assessoria da Equatorial Alagoas também divulgou a seguinte nota:
Nota de esclarecimento: município de Piranhas
Com relação à nota divulgada pelo Trade Turístico do município de Piranhas, a Equatorial Alagoas enfatiza que tem feito investimentos e executado ações permanentes para melhorar o fornecimento de energia e disponibilizar um atendimento de qualidade para todos os clientes.
Entre as ações já realizadas, para reforçar a rede elétrica existente, a distribuidora executou, nesse mês de setembro, uma grande manutenção preventiva, com podas de árvores, substituição de cabos e postes em diversas áreas do município, incluindo parte do Centro Histórico.
Com relação à interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na quinta-feira (23), a concessionária ressalta, que equipes técnicas foram acionadas imediatamente para atender o chamado e ao chegar no local, após uma inspeção na rede da distribuidora, foi constatado que a ocorrência se deu em razão de uma falha em um equipamento que fica localizado dentro da subestação da Energisa Sergipe, em Xingó, que atualmente abastece o município. A empresa está atuando junto à Energisa para evitar novas ocorrências.
A empresa informa que já iniciou estudos e projetos necessários para ter sua própria subestação, que será construída no município para oferecer ainda mais segurança, qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para clientes residenciais, comerciais e industriais da região.
Já sobre medidores, a empresa informa que notificou clientes que mantem os equipamentos dentro dos imóveis e concedeu prazo de 30 dias para que fosse feita a relocação para a parte externa. De acordo com a Aneel, os medidores de energia elétrica devem ser instalados fora das unidades consumidores, o que evita situações de risco como incêndios motivados por curto-circuito, além de garantir que a medição do consumo seja feita de maneira eficiente e não haja faturamento por estimativa, que ocorre quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor. Em caso de impedimento de acesso ao medidor, o cliente fica sujeito a suspensão do fornecimento.
Por fim, a Equatorial ressalta que tem feito reuniões periódicas com o trade turístico de Piranhas, com representantes da Prefeitura e outras entidades de classe e tem repassado todos os posicionamentos sobre as ocorrências registradas, como também informado sobre as ações de melhoria e investimentos já realizados e os que estão em andamento ou programados para serem executados a curto, médio e longo prazo.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas.