Arapiraca

Projeto arapiraquense arrecada lenços para mulheres que realizam tratamento de câncer

A campanha solidária está sendo realizada através de uma parceria com o Projeto Lenços Solidários, promovido pela gestora de Recursos Humanos Jaquelane Nemézio

Por 7Segundos com Assessoria 04/10/2021 15h03
Projeto arapiraquense arrecada lenços para mulheres que realizam tratamento de câncer
Projeto arrecada lenços para doar para mulheres que realizam tratamento contra o câncer - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Quando uma mulher descobre que está com câncer sua vida é abalada. São várias as dúvidas e inseguranças, principalmente quando o tratamento é realizado por quimioterapia. Os efeitos colaterais trazem sofrimento físico e emocional, como fraqueza e diminuição da libido, mas o que ainda é encarado com muita dificuldade entre as pacientes é a queda de cabelo.

Com objetivo de tornar o tratamento mais humanizado, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, durante abertura do Outubro Rosa, uma campanha para doação de lenços.

A campanha solidária está sendo realizada através de uma parceria com o Projeto Lenços Solidários, promovido pela gestora de Recursos Humanos Jaquelane Nemézio, que está enfrentando seu segundo tratamento contra o câncer de mama.

Para a coordenadora de Saúde da Mulher, Epoliana Garrote, a iniciativa é muito importante para a autoestima das mulheres que estão lutando contra o câncer, seja ele de mama, colo do útero ou outro qualquer.

“A gente convida todos os arapiraquenses a participarem desta campanha, que tem o objetivo de ajudar as mulheres a enfrentarem com mais beleza e autoestima o tratamento contra o câncer”, disse a enfermeira.

Os lenços podem ser confeccionados em tecido musselina, seda, cetim ou malha, na metragem de 1,80x90cm ou 90x90cm. Para doar, é só levar o material para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.

OUTUBRO ROSA

Intensificar as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero é a premissa da Campanha Outubro Rosa, que teve sua abertura em Arapiraca realizada nesta sexta-feira (1º), no Memorial da Mulher Deputada Ceci Cunha, no bairro Alto do Cruzeiro.

Em seu discurso durante a solenidade de lançamento da campanha, a secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, destacou a importância do autocuidado para prevenção dessas doenças, salientando que as mulheres não precisam ter medo.

“Nossas Unidades Básicas de Saúde estão abertas de janeiro a janeiro e disponíveis para que essas mulheres possam realizar seus exames de mamografia e citologia. Viva o SUS, que garante tratamento gratuito, viva às mulheres e à campanha Outubro Rosa”, disse ela.