Acidentes

Edição da Expo Bacia Leiteira 2021 movimenta economia no Sertão alagoano

A abertura oficial da exposição acontece nesta quarta (06) em Batalha

Por 7Segundos com assessoria 06/10/2021 07h07
Edição da Expo Bacia Leiteira 2021 movimenta economia no Sertão alagoano
Expo Bacia Leiteira terá abertura nesta quarta-feira (06) - Foto: Assessoria

A Expo Bacia Leiteira está de volta e com uma programação recheada de novidades. A abertura oficia do evento será realizada nesta quarta-feira (06), no Parque Mair Amaral, em Batalha, no Sertão de Alagoas.  Até o próximo sábado (09), a exposição vai reunir criadores e expositores de todo o Nordeste e deve atrair milhares de visitantes.

O evento vai ofertar na edição deste ano um conteúdo técnico com palestras e cursos, julgamento das raças leiteiras, torneio leiteiro da agricultura familiar com premiação de R$ 40 mil. A  Expo Bacia Leiteira  também vai trazer oportunidade de negócios para empresas de diferentes setores com a 1ª Feira de Negócios e Tecnologias do Sertão e o 1º Shopping de Animais "A Força do Leite". A entrada no parque é gratuita para visitação durante toda a exposição

A programação técnica da Expo Bacia Leiteira, que começa nesta quarta-feira é um dos pontos fortes do evento. A grade traz a realização de dez palestras abertas ao público, contemplando temas ligados aos sistemas de produção, perspectivas de mercado e programas voltados para o segmento.

A exposição, segundo o coordenador da comissão organizadora, deputado estadual Paulo Dantas, vai seguir todos os protocolos sanitários, garantido segurança aos expositores e ao público: “ o parque Mair Amaral conta com uma infraestrutura adequada. Este ano, em função da pandemia, ficaremos atentos às regras como uso de máscaras e distanciamento social”, explica.

Paulo Dantas avalia que a exposição vai abrir oportunidades de negócios e conhecimento para o setor leiteiro. “A exposição traz oportunidades para todos, mas especialmente para os pequenos produtores. A cadeia produtiva do leite tem cerca de 15 mil produtores em Alagoas, a maioria agricultores familiares. O nosso objetivo é transformar o evento num espaço para difusão e troca de conhecimento, que ajude os produtores a melhorar ainda mais a nossa produtividade, que já é uma das maiores do país”, afirma.

Deputado estadual Paulo Dantas é o coordenador geral da Expo Bacia Leiteira 

A Expo Bacia vai apresentar inovações e as tendências para a pecuária leiteira. “O produtor e o agricultor vão poder negociar e testar seus animais nos torneios e nos julgamentos, mas também vão poder renovar os conhecimentos. Isso, sem dúvida, vai nos ajudar a alavancar a produção da Região e somar em produtividade do rebanho alagoano”, avalia o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva.

A edição da Expo Bacia Leiteira deverá ser a maior também em presença de animais, sendo esperado cerca de 300 bovinos das raças girolando, holandêse  leiteiro. O evento também vai lançar o seu espaço oficial de vendas de animais com o Shopping “A Força do Leite”, organizado pelas Cooperativas CPLA e Coopaz. A oferta será de 40 lotes.

Para a prefeita de Batalha, Marina Dantas, a Expo Bacia retorna com muita força em 2021. “A Exposição vem completa e foi pensada para contemplar todas as categorias da atividade leiteira com uma programação vasta, e cumprindo sua função em deixar um legado que possa impactar positivamente no rendimento do setor”, comentou a prefeita.
Nesta edição, as palestras serão transmitidas on-line através do canal no Youtube do programa Alagoas Rural .

PROGRAMAÇÃO | 38ª EXPO BACIA LEITEIRA

• Segunda-feira, 04/10
Entrada de animais no Parque Mair Amaral
Início do Curso de Inseminação Artificial
• Terça-feira, 05/10
Entrada de animais no Parque Mair Amaral
Curso de Inseminação Artificial
• Quarta-feira, 06/10
1ª Feira de Negócios e Tecnologias Agrícolas
1º Pavilhão do Leite
1° Shopping de Animais “A Força do Leite"
Curso de Inseminação Artificial
14h – Encontro do Fórum dos Secretários de Agricultura de Alagoas (Fasa)
15h às 15h30 – Palestra Ministério da Agricultura| “Programa Agronordeste”
15h45 às 16h30 – Palestra ABRALEITE | “Oportunidades e Desafios da Cadeia