Mundo

Várias pessoas são feridas em ataque com arma branca em trem na Alemanha

enhuma delas corre risco de morte, disse um porta-voz da polícia à AFP

Por AFP 06/11/2021 11h11 - Atualizado em 06/11/2021 11h11
Várias pessoas são feridas em ataque com arma branca em trem na Alemanha
Ataque em Trem na Alemanha - Foto: STR/dpa

Várias pessoas ficaram feridas neste sábado (6), em um ataque com arma branca cometido por um homem em um trem de alta velocidade na região alemã da Baviera - informou a polícia local, acrescentando que o agressor foi detido.

"Segundo as primeiras informações, várias pessoas ficaram feridas", disse a polícia, em um comunicado, garantindo que "o perigo já passou".

Pelo menos três pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente, de acordo com o jornal Bild. Nenhuma delas corre risco de morte, disse um porta-voz da polícia à AFP.

Ainda não há informações sobre o homem preso. Segundo o Bild, ele tem 27 anos, é "de origem árabe" e sofrer de transtornos psiquiátricos.

Depois do ataque, o trem de alta velocidade ficou parado na estação de Seubersdorf, no sul do país, e um grande dispositivo policial foi mobilizado.

"Este ataque com faca é horrível", declarou o ministro do Interior, Horst Seehofer.

Gostaria de agradecer a todos, especialmente à polícia e ao pessoal do trem, por sua atuação corajosa, que evitou algo pior", acrescentou, no Twitter.

"O motivo do crime ainda não está claro e será determinado agora", prometeu.

A Alemanha enfrenta ataques de duas origens há vários anos: o jihadismo e a extrema direita.

As autoridades alemãs estão especialmente vigilantes à ameaça islamista, sobretudo, desde dezembro de 2016. Neste mês, um atentado com um caminhão, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, deixou 12 mortos. Foi o mais letal ataque jihadista em solo alemão.

Desde 2000, as autoridades alemãs frustraram 23 dessas tentativas, disse o ministro do Interior.

Desde 2013, o número de islâmicos considerados perigosos na Alemanha aumentou cinco vezes, chegando a 615, de acordo com o Ministério do Interior.

Vários dos atentados, ou das tentativas de atentado, foram cometidos por demandantes de asilo - um tunisiano, um sírio e um afegão - que chegaram à Alemanha durante a crise migratória de 2015.

À época, a chanceler Angela Merkel abriu as portas do país para cerca de 900.000 solicitantes de asilo.

As autoridades ressaltam, porém, que nenhum dos autores destes ataques chegou à Europa com ordens do Estado Islâmico, diferentemente dos agressores do 13 de novembro de 2015, em Paris. Na Alemanha, todos eles parecem ter organizado seus atos sozinhos.

A Alemanha continua a ser um alvo para os grupos jihadistas, em especial por sua participação na coalizão que combate o EI no Iraque e na Síria e por sua presença no Afeganistão até agosto passado.