Cultura

[Vídeo] Personagens alagoanos se transformam em “Raízes de Arapiraca” pelo incentivo cultural de Ricardo Nezinho

Mais de 120 documentários já foram lançados desde o início do projeto. Moradores de Arapiraca contam suas histórias de vida relatadas por eles mesmos.

Por 7Segundos 08/11/2021 12h12 - Atualizado em 08/11/2021 16h04
[Vídeo] Personagens alagoanos se transformam em “Raízes de Arapiraca” pelo incentivo cultural de Ricardo Nezinho
Projeto Raízes de Arapiraca divulga 7ª edição no Cinesystem Arapiraca - Foto: Assessoria

Os sonhos transformados em realização debaixo de chuva ou de sol, colocaram Arapiraca entre as cidades mais importantes do Nordeste do Brasil. O suor de muitas famílias que aguaram as roças, a perspicácia nas vendas do comércio e da feira, e as brincadeiras nos picadeiros que trouxeram os sorrisos e os alívios da rotina de muito trabalho.

O projeto Raízes de Arapiraca, lançou, neste domingo (07), a 7ª Edição com a exibição de mais 15 documentários. “Vou falar do fundo do meu coração. Quero agradecer muito a Deus por realizar cada edição. A gente deixa viva a história daquela pessoa. Os personagens interagem em algum momento da vida dentro de Arapiraca. E como é bonita a história da nossa cidade. Moradores que vieram de fora e aqui se encontraram para formar a grande família Arapiraca. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar à frente deste projeto, com uma equipe maravilhosa que faz tudo com muito carinho”, disse o deputado estadual Ricardo Nezinho, idealizador do projeto Raízes de Arapiraca.


Mais de 120 documentários já foram lançados desde o início do projeto. Moradores de Arapiraca contam suas histórias e como, de alguma forma, estas histórias ajudaram no desenvolvimento de Arapiraca. Histórias de vida relatadas pelos próprios protagonistas, em vida.

“É muito gratificante ver a alegria das pessoas. Eu acredito que seja uma homenagem ímpar, especial e fica o sentimento de que sua família está conhecendo a sua história, quais as dificuldades, as vitórias. Daqui a 100 anos, os novos membros da família terão a oportunidade de saber como a história foi escrita”, afirmou Suely Mara, esposa do deputado.

A ante sala do Cinesystem passou a ser tomada de emoção à medida que as famílias e os homenageados chegavam para assistir o lançamento da 7ª edição. Maria Cícera Santos chegou com a mãe homenageada, dona Joaquina Germano, de 96 anos. “Minha mãe é de Viçosa. Veio pra Arapiraca e sempre trabalhou na agricultura com plantio de fumo, feijão, mandioca. Estou emocionada por ver nossa mãe ser eternizada no documentário. É muito orgulho”, explicou Maria Cícera.


Aos 70 anos, com vários prêmios recebidos Brasil afora, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha, se emocionou também com a homenagem no projeto Raízes de Arapiraca. Baiano de Jequié, ele veio para Arapiraca em março de 1972 quando a família montou circo para levar alegria ao povo arapiraquense. “Cheguei em cima de um caminhão. De lá pra cá criamos vários laços de amizade. Arapiraca dava a sensação de Terra Prometida, fervilhava arte, cultura, agricultura e comércio. Agradeço de todo o meu coração ao deputado Ricardo Nezinho e equipe pela brilhante e genial ideia de ter criado um projeto, onde no futuro, muitas pessoas conhecerão as raízes de Arapiraca”, afirmou Teófanes Silveira, o Biribinha, Patrimônio Vivo da Cultura de Alagoas.

“Daqui a alguns anos quero estar aqui pra dizer: pronto, lançamos mil documentários. A gente só vai ter ideia realmente do quanto é importante todo este projeto quando escolas, universidades, as pessoas em geral, puderem pesquisar sobre as famílias, sobre a história de Arapiraca contada pelos próprios personagens”, afirmou Ricardo Nezinho.


Os homenageados desta edição:

1 - Antônio Vieira de Arruda (Touzinho)

O Maioral do Cavaquinho

2 - Teófanes Antônio Leite da Silveira (Biribinha)

O Gênio do Humor

3 - Elizabete Pinheiro Queiroz (Betinha)

Elizabete e o Pequeno Príncipe

4 - Eugênia de Lira Pessoa

A Lira do Amor

5 - Joaquina Germano Santos (Zezinha)

A Soberana

6 - José Pedro de Oliveira (Professor Oliveira)

O Mestre do Instituto

7 - Jusé Justino dos Santos (Sula)

O Vaqueiro e Pão Maravilha

8 - Manoel Ferreira Lira

Memórias de um Jornalista

9 - Maria Amalia de Farias

A Guardiã do Poço da Pedra

10 - Marizete Costa (Irmã Marizete)

A Franciscana

11 - Nildo Gomes da Silva

O Democrata da Terra

12 - Oliveiros Nunes Barboza

O Imortal Romancista

13 - Ovídio Barbosa de Araújo

O Czar do Senadinho

14 - Sebastião Luiz dos Santos

O Sábio do Monte Castelo

15 - Tarcizio Aurelino Nunes

O Memóravel Rotariano