Enfermeiro do HE do Agreste recebe Medalha Silvio Vianna
Evânio Silva, de 42 anos recebeu a medalha durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (09)
“Ainda sem conseguir descrever tamanha alegria e gratidão. O coração pulsa forte, parece que vai voar”, escreveu emocionado o enfermeiro Evânio Silva, de 42 anos. Ele foi indicado pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, para concorrer à maior honraria do serviço público de Alagoas, concedida àqueles servidores que cumprem seus deveres em prol de um Estado mais atencioso com o povo.
E como tem sido a vida inteira do enfermeiro, Evânio venceu. Foi um dos 10 servidores de Alagoas escolhidos para receber a Medalha Silvio Vianna. Em solenidade realizada na noite dessa terça-feira (9), Evânio Silva foi condecorado. Ele representa todos os servidores do Hospital de Emergência do Agreste, que se empenham diariamente em salvar vidas.
Familiares, amigos, alunos, colegas da rotina de trabalho, abraçaram e parabenizaram Evânio pelas redes sociais. “Parabéns”, “merecido”, “você é exemplo”, foram algumas das mensagens deixadas para o enfermeiro, que é servidor do no HE do Agreste deste a inauguração da unidade hospitalar, há 18 anos.
“É um grande orgulho vermos, pela primeira vez, o Hospital de Emergência do Agreste ter um servidor recebendo a Medalha Silvio Vianna. São muitos profissionais maravilhosos aqui e o Evânio é um destes. Tem uma linda história e que realmente é exemplo para muitas pessoas. Sensato, estudioso, amigo, excelente profissional, ele realmente merece a Medalha”, comemorou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HE do Agreste.
História – Evânio, natural de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, é um dos 11 filhos de um pedreiro e de uma dona de casa. Quando ainda era criança, a família se mudou para Arapiraca em busca de novas oportunidades. Diante da necessidade, Evânio e os irmãos precisavam trabalhar para ajudar nas despesas da família.
Evânio vendia picolé e sabão nas feiras livres de Arapiraca. Até que, aos 13 anos, decidiu que iria estudar. Estudou, viajou ao Rio de Janeiro, onde morou sozinho ainda adolescente, comendo biscoito com água pela falta de recursos para uma alimentação melhor. Na capital carioca fez o curso de auxiliar de Enfermagem e retornou a Alagoas.
Trabalhava e continuava estudando. Fez o curso técnico e se submeteu ao concurso para ingressar no quadro da então Unidade de Emergência do Agreste (UEA), em Arapiraca, que estava prestes a ser inaugurada.
Passou no concurso e se propôs a voar mais alto: foi estudar enfermagem em Palmeira dos Índios. Dividiu a vida entre plantões, viagens e sala de aula. Ao longo dos anos, já formado em enfermagem, ocupou várias funções importantes de coordenação dentro do Hospital de Emergência do Agreste.
No momento mais crítico para os atendimentos a pacientes com Covid-19, quando havia uma série de dúvidas quanto ao protocolo de segurança de pacientes e profissionais da saúde, o enfermeiro Evânio Silva apresentou estudos, dados, informações à comissão de trabalho, que transformaram o sistema de tratamento de pacientes com uma doença tão nova e que estava assombrando o mundo naquele momento. Foram os estudos de Evânio que fizeram o HE do Agreste, responsável por atender traumas, virar referência em salvar vidas contra a Covid-19.
Ele foi tão coerente com os estudos e estatísticas sobre o vírus, que conseguiu convencer a equipe multiprofissional que estava trabalhando no hospital diante de todo aquele caos mundial. Evânio foi a razão que se juntou ao coração para salvar as vidas no HE do Agreste.
Ele unificou os setores, fez um plano de contingência, treinamento de pessoal, fluxo de entrada de pacientes, cuidados pós-morte, dinamizou os trabalhos com base científica. “Sou gente que cuida de gente, gente que gosta de gente. Se posso ajudar estarei sempre perto. Reclamar menos e fazer algo a mais. Nunca faça só o necessário”, relata Evânio, fazendo jus ao termo servidor público.
Veja também
Últimas notícias
Homem esquece panelas no fogo e é resgatado de comôdo em chamas em Arapiraca
Ex-príncipe Andrew é preso por suspeita de conduta imprópria
Homem é preso por violência doméstica contra esposa e por ameaçar cunhada em Palmeira
Suspeito de participar de matar homem no Carnaval é preso com drogas em Marechal
Homem é preso acusado de tráfico de drogas na parte alta de Maceió
Suspeito tenta assaltar populares, é espancado e socorrido no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
