Geral

Curso de corte e costura pode garantir renda para famílias arapiraquenses

Projeto Vestindo Minha Família é uma iniciativa do Sicredi Expansão

Por 7Segundos 09/12/2021 09h09
Curso de corte e costura pode garantir renda para famílias arapiraquenses
Curso de corte e costura pode garantir renda para famílias arapiraquenses - Foto: Assessoria

O ano de 2021 foi de grandes desafios. No entanto, para 12 arapiraquenses, dezembro é sinal de novas perspectivas de vida: eles foram capacitados profissionalmente em modelagem, corte e costura pelo projeto social Vestindo Minha Família, uma iniciativa da Sicredi Expansão com aulas ministradas pelo Senac Alagoas. Nesta sexta-feira (10), das 10h às 13h, eles celebram o grande dia da formatura com uma cerimônia no cinema do Arapiraca Garden Shopping, que ainda contará com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.

Ao longo de quatro meses, onze mulheres e um homem participaram de aulas e oficinas de moda, assistiram a palestras sobre empreendedorismo, violência doméstica, saúde preventiva, cooperação na comunidade, além de receberem orientações para a formalização como Microempreendedores Individuais (MEIs) e já encerram o ano com uma nova profissão.

Janielma Pereira é uma das formandas e conta que, inicialmente, não conhecia o projeto da Sicredi. “Hoje, vejo que o Vestindo Minha Família é uma porta de entrada para transformar a vida. O curso me traz uma profissão, possibilitando que eu tenha a minha renda, e ainda me capacita a desenvolver muitas coisas para meu uso e da família. Está sendo uma experiência ímpar na minha vida e sou grata à Sicredi. O curso em si nos trouxe não só a costura em tecido, mas o despertar para muitas possibilidades”, avalia.

Pâmella Tenório, assessora de Desenvolvimento de Cooperativismo da Sicredi Expansão, afirma que a formatura desta segunda turma é motivo de muita alegria para todos que fazem parte do projeto. A primeira edição foi realizada no começo deste ano com mulheres do Vale do Reginaldo, em Maceió. Nesta segunda experiência, em Arapiraca, a turma foi mista.

Ela destaca ainda que a Sicredi Expansão tem o intuito de levar microcrédito para os participantes do projeto e promover negócios dentro da Cooperativa. “O empreendedorismo já foi incluído na formação para dar uma base de conhecimento a quem quiser investir na profissionalização”, aponta.

O projeto Vestindo Minha Família em Arapiraca conta com patrocínio do Sebrae e Unimed, além do apoio do Senac, Lacel, Mastermídia, Drogaria Vicente Magalhães, JC Doces e Construcenter Empreendimentos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.