Casos confirmados de Covid-19 sobem cerca de 6.000% em menos de um mês em Arapiraca
A taxa de ocupação hospitalar também segue em alta
O número de casos confirmados de Covid-19 em Arapiraca segue em aumento constante. Segundo o mais novo Boletim Epidemiológico publicado nesta terça-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde, em menos de um mês o aumento constatado é de 6.000%, saltando de três na última semana de dezembro para 183 agora na terceira semana de janeiro.
Devido ao surto simultâneo de Covid-19 e Influenza, os boletins semanais publicados pela Prefeitura de Arapiraca abrangem as duas doenças e, segundo o último documento, Arapiraca voltou a registrar mortes por ambas as doenças, sendo uma no dia 18 de janeiro e outra no dia 21.
Ainda segundo o Boletim Epidemiológico, os hospitais locais que atendem pacientes com Covid-19 ou Influenza que estão em estado grave ou intermediário também estão apresentando aumento na ocupação de seus leitos, tanto clínicos quanto de UTI.
Dos 30 leitos clínicos disponíveis na Capital do Agreste, 18 deles estão ocupados; já os leitos de UTI, são 14 ocupados, de um total de 20 disponíveis.
Ao todo, 13 arapiraquenses estão internados em tratamento contra a Covid-19 ou Influenza, sendo 8 deles em leitos clínicos e 5 deles em leitos de UTI.
É importante deixar claro que, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a maioria dos casos agravados de Covid-19 que estão sendo registrados atualmente são de pacientes que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença ou negligenciaram o complemento da imunização. A informação tem sido ratificada a nível internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).