[Vídeo] Escritora arapiraquense lançará livro sobre patrimônio de Arapiraca com arte vetorizada para crianças
Carla Emanuele Messias de Farias escreveu um livro didático e de valorização ao patrimônio e à cultura de Arapiraca para crianças de 3 a 9 anos de idade
A escritora arapiraquense Carla Emanuele Messias de Farias, presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA) e da União Brasileira de Escritores Alagoas (UBE-Alagoas), lançará nesta quinta-feira (27), o livro “Arapiraca, minha cidade, minha riqueza”, às 19h, na Casa da Cultura, no Centro de Arapiraca.
O livro feito em arte vetorizada para a criança colorir e aprender sobre o patrimônio e a cultura de Arapiraca tem 62 páginas e está sendo lançado pela Editora Performance. As ilustrações são de Emmely Freitas. O leitor poderá conhecer lugares, pessoas ilustres da cultura e o patrimônio da cidade como a Casa da Cultura, Prefeitura de Arapiraca e Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho.
Além de outras riquezas da cidade como o Bosque das Arapiracas, Parque Ceci Cunha, Capela de São Sebastião, Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, Feira Livre de Arapiraca, Mercado Público, a Árvore de Arapiraca, mestre Nelson Rosa e as destaladeiras de fumo, entre outros patrimônios da cidade.
Segundo a escritora Carla Emanuele o livro foi escrito para fortalecer a educação patrimonial, cultural e reforçar os bens imateriais da cidade para que a criança possa interagir por meio da pintura dos desenhos e aprender sobre os valores da cidade e de sua gente.

“Arapiraca minha cidade, minha riqueza” será lançado em duas edições para crianças de 3 a 4 anos de idade e para crianças de 5 a 9 anos de idade.
“Serão duas versões para faixas etárias diferentes, porém com o mesmo propósito de valorizar a riqueza patrimonial e cultura de Arapiraca e despertar nas crianças o amor pelas nossas raízes, nossa terra, nossa gente, a nossa cultura e os nossos patrimônios”, afirmou Carla Emanuele.
A escritora e pesquisadora arapiraquense conta a história dos bens imateriais da cidade dentro de um contexto sócio-histórico e oferece para o leitor, ao final do livro, um caça-palavras com nomes chaves do que aprendeu sobre a cultura e o patrimônio de Arapiraca.
E, ainda, a criança poderá ser a própria protagonista do livro, uma vez que Carla Emauele oferece um espaço criativo para as crianças escreverem sua própria história sobre Arapiraca.

“É um trabalho que valoriza as nossas raízes e nossas tradições folclóricas, que enriquecem a nossa cultura, além de ser um livro didático e histórico, despertando nas crianças a valorização da nossa própria cultura e do nosso próprio povo”, destacou ela.
Parceria e pesquisa
A escritora estuda em fazer parcerias com escolas particulares de Arapiraca e da rede municipal de ensino para que o livro possa ser adotado pelas escolas e o maior número de crianças possam ter acesso ao conteúdo do livro.
A história de “Arapiraca, minha cidade, minha riqueza” começou em 2021, quando a própria Carla Emanuele estava fazendo uma pesquisa sobre a Emancipação Política de Arapiraca, nos seus 97 anos de fundação, e não encontrou nenhuma publicação com a arte vetorizada sobre a cidade.

“Não encontrei nada que pudesse interagir com a criança e despertasse nela o conhecimento pela cidade com um trabalho interativo como a pintura e o próprio processo criativo para ela construir sua própria história sobre Arapiraca”, contou Carla Emanule.
Para se certificar do processo criativo da obra, a escritora enviou alguns exemplares para artistas e escritores arapiraquense, a exemplo do escritor Ismael Pereira, que deu todo o apoio na criação do livro.
“É uma obra autêntica e pioneira que valoriza as raízes culturais e o patrimônio da cidade”, destacou o artista arapiraquense.
Serviço:
O que: Lançamento do livro “Arapiraca, minha cidade, minha riqueza”
Onde: Casa da Cultura – Praça Luiz Pereira Lima (Antiga Praça da Prefeitura – Centro de Arapiraca).
Quando: Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Horário: 19 horas.
Investimento: R$ 20,00
Assista ao vídeo, abaixo, da escritora Carla Emanuele sobre o lançamento do livro:
Últimas notícias
Noiva visita avó após casamento e emociona internautas
Bióloga crítica homem que puxou onça pelo rabo no interior de SP
São Sebastião tem 13 equipes de Saúde da Família com notas altas
Tempestades deixam pelo menos 15 pessoas mortas na China
Arthur Lira destaca entrega de 200 casas na Barra de São Miguel
Discussão por ciúmes entre ex-casal mobiliza polícia em Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
