[Vídeo] Escritora arapiraquense lançará livro sobre patrimônio de Arapiraca com arte vetorizada para crianças
Carla Emanuele Messias de Farias escreveu um livro didático e de valorização ao patrimônio e à cultura de Arapiraca para crianças de 3 a 9 anos de idade
A escritora arapiraquense Carla Emanuele Messias de Farias, presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA) e da União Brasileira de Escritores Alagoas (UBE-Alagoas), lançará nesta quinta-feira (27), o livro “Arapiraca, minha cidade, minha riqueza”, às 19h, na Casa da Cultura, no Centro de Arapiraca.
O livro feito em arte vetorizada para a criança colorir e aprender sobre o patrimônio e a cultura de Arapiraca tem 62 páginas e está sendo lançado pela Editora Performance. As ilustrações são de Emmely Freitas. O leitor poderá conhecer lugares, pessoas ilustres da cultura e o patrimônio da cidade como a Casa da Cultura, Prefeitura de Arapiraca e Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho.
Além de outras riquezas da cidade como o Bosque das Arapiracas, Parque Ceci Cunha, Capela de São Sebastião, Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, Feira Livre de Arapiraca, Mercado Público, a Árvore de Arapiraca, mestre Nelson Rosa e as destaladeiras de fumo, entre outros patrimônios da cidade.
Segundo a escritora Carla Emanuele o livro foi escrito para fortalecer a educação patrimonial, cultural e reforçar os bens imateriais da cidade para que a criança possa interagir por meio da pintura dos desenhos e aprender sobre os valores da cidade e de sua gente.
“Arapiraca minha cidade, minha riqueza” será lançado em duas edições para crianças de 3 a 4 anos de idade e para crianças de 5 a 9 anos de idade.
“Serão duas versões para faixas etárias diferentes, porém com o mesmo propósito de valorizar a riqueza patrimonial e cultura de Arapiraca e despertar nas crianças o amor pelas nossas raízes, nossa terra, nossa gente, a nossa cultura e os nossos patrimônios”, afirmou Carla Emanuele.
A escritora e pesquisadora arapiraquense conta a história dos bens imateriais da cidade dentro de um contexto sócio-histórico e oferece para o leitor, ao final do livro, um caça-palavras com nomes chaves do que aprendeu sobre a cultura e o patrimônio de Arapiraca.
E, ainda, a criança poderá ser a própria protagonista do livro, uma vez que Carla Emauele oferece um espaço criativo para as crianças escreverem sua própria história sobre Arapiraca.
“É um trabalho que valoriza as nossas raízes e nossas tradições folclóricas, que enriquecem a nossa cultura, além de ser um livro didático e histórico, despertando nas crianças a valorização da nossa própria cultura e do nosso próprio povo”, destacou ela.
Parceria e pesquisa
A escritora estuda em fazer parcerias com escolas particulares de Arapiraca e da rede municipal de ensino para que o livro possa ser adotado pelas escolas e o maior número de crianças possam ter acesso ao conteúdo do livro.
A história de “Arapiraca, minha cidade, minha riqueza” começou em 2021, quando a própria Carla Emanuele estava fazendo uma pesquisa sobre a Emancipação Política de Arapiraca, nos seus 97 anos de fundação, e não encontrou nenhuma publicação com a arte vetorizada sobre a cidade.
“Não encontrei nada que pudesse interagir com a criança e despertasse nela o conhecimento pela cidade com um trabalho interativo como a pintura e o próprio processo criativo para ela construir sua própria história sobre Arapiraca”, contou Carla Emanule.
Para se certificar do processo criativo da obra, a escritora enviou alguns exemplares para artistas e escritores arapiraquense, a exemplo do escritor Ismael Pereira, que deu todo o apoio na criação do livro.
“É uma obra autêntica e pioneira que valoriza as raízes culturais e o patrimônio da cidade”, destacou o artista arapiraquense.
Serviço:
O que: Lançamento do livro “Arapiraca, minha cidade, minha riqueza”
Onde: Casa da Cultura – Praça Luiz Pereira Lima (Antiga Praça da Prefeitura – Centro de Arapiraca).
Quando: Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Horário: 19 horas.
Investimento: R$ 20,00
Assista ao vídeo, abaixo, da escritora Carla Emanuele sobre o lançamento do livro: