Baixo São Francisco

Vazão do Rio São Francisco é mantida em 4 mil m³/s nos reservatórios de Sobradinho e Xingó

Em nota, o comitê chama a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio

Por 7Segundos 01/02/2022 14h02
Vazão do Rio São Francisco é mantida em 4 mil m³/s nos reservatórios de Sobradinho e Xingó
Vazão do Rio São Francisco é mantida em 4 mil m³/s em Sobradinho e Xingó - Foto: Maurício Machado/Cortesia ao 7Segundos

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) emitiu uma nota, nesta terça-feira (1º), informando que a vazão do Rio São Francisco, nos reservatórios de Sobradinho e Xingó, será mantido em 4.000 m³/s até o dia 15 de fevereiro.

A decisão foi tomada durante reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizada durante esta manhã.

"Conforme vimos comunicando, as vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó foram elevadas gradualmente do patamar de 1.000 m³/s para o patamar de 4.000 m³/s, do período de 12 de janeiro a 24 de janeiro. A operação é necessária mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais", diz trecho da nota.

No documento, o comitê chama a atenção para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia.

"Nesse sentido, pedimos o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município", finaliza a nota, que é assinada pelo presidente do CBHSF, José Maciel Nunes de Oliveira.