Arapiraca

Recém-nascido é abandonado dentro de caixa de papelão na zona rural de Arapiraca

Hospital Regional afirmou que bebê está recebendo cuidados na UTI Neonatal

Por 7Segundos 03/02/2022 14h02 - Atualizado em 03/02/2022 14h02
Recém-nascido é abandonado dentro de caixa de papelão na zona rural de Arapiraca
Conselho Tutelar está acompanhando caso - Foto: Arquivo

Um recém-nascido, do sexo masculino, foi abandonado dentro de uma caixa de papelão, na manhã desta quinta-feira (03), na zona rural de Arapiraca. O bebê está internado na UTI Neonatal do Hospital Regional, que divulgou um comunicado sobre o estado de saúde do bebê (leia ao final da matéria).

O Conselho Tutelar 1 tomou conhecimento do caso após o bebê dar entrada no hospital, trazido por um popular. De acordo com o conselheiro tutelar Netinho Cavalcante, a pessoa avistou o recém-nascido enquanto se dirigia para o trabalho.

"A pessoa saiu de casa para trabalhar e pouco depois viu a caixa de papelão, que chamou a atenção. Quando se aproximou, percebeu que havia um bebê. A pessoa voltou para casa, pegou um lençol, enrolou o bebê e levou para o hospital", relata.

Segundo o conselheiro, o bebê estava com a pele muito fria, sujo de sangue e ainda com o cordão umbilical. "Devido a situação, ele foi direto para a UTI. Segundo os médicos, ele teria nascido dois dias atrás, aproximadamente, em um parto fora do ambiente hospitalar", declarou.

Até o momento, não há qualquer informação sobre quem teria abandonado a criança. Caso a pessoa seja identificada, a Polícia Civil deve ser acionada para investigar o caso, que pode configurar crime de abandono de incapaz.

O conselheiro tutelar declarou que o Ministério Público e o Juizado de Menores foram avisados sobre o recém-nascido, que deverá ser encaminhado para um abrigo após receber alta hospitalar.

COMUNICADO

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho informa que na manhã desta quinta-feira, 03, chegou à emergência desta instituição um bebê prematuro, pesando apenas 730 gramas, que foi trazido por uma mulher, de identidade preservada, que afirmou tê-lo encontrado numa caixa, no povoado Capim, zona rural de Arapiraca. A criança estava ainda com o cordão umbilical.

Imediatamente a criança foi socorrida pela equipe da UTI Neo Natal, precisando ser entubada e medicada, pois a mesma já apresentava sintomas de hipotermia.

A equipe do Serviço Social do Hospital Regional entrou em contato com o Conselho Tutelar de Arapiraca – Região 1, que veio ao local para levantar mais informações sobre o bebê e o ocorrido, ficando sob responsabilidade do mesmo todas as apurações e medidas sociais e legais de proteção ao recém nascido e informações sobre o ocorrido.

No momento, a criança, que é de sexo masculino, se encontra em estado de observação com todos os cuidados da equipe da Unidade de Terapia Infantil. Novas informações serão repassadas conforme orientação médica e da equipe de Serviço Social.

Assessoria de Imprensa do Hospital Regional