Trânsito

[Vídeo] Zona Máxima completa uma semana com proibição de veículos pesados no Centro de Arapiraca

Veículos com mais de 16 toneladas tem acesso restrito em parte das ruas do Centro

Por 7Segundos 14/02/2022 09h09 - Atualizado em 14/02/2022 12h12
[Vídeo] Zona Máxima completa uma semana com proibição de veículos pesados no Centro de Arapiraca
SMTT de Arapiraca restringe veículos pesados acima de 16 toneladas para circulação no Centro da cidade - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

A Zona de Máxima Restrição de Circulação de veículos pesados está em vigor em Arapiraca, desde a semana passada. A medida proíbe veículos acima de 16 toneladas de circular nas principais ruas da região central da cidade. Após o período de três meses de orientação aos comerciantes e motoristas, garantir o cumprimento das novas regras é um desafio para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O Portal 7Segundos conversou com a engenheira de Trânsito do órgão municipal, Olga Mendes, que frisou um acordo feito com os empresários locais, para garantir o cumprimento ao Decreto Municipal Nº 2.708, que restringe e disciplina o tráfego de veículos pesados para carga e descarga de mercadorias no Centro.


“A SMTT chegou a um acordo com os empresários e se chegou ao consenso do peso do veículo com restrição acima de 16 toneladas e com horário definido para a proibição da circulação”, afirmou Olga Mendes.

Desde que a restrição de circulação entrou em vigor neste mês de fevereiro, Olga Mendes ressaltou que a SMTT já tem observado uma melhoria no tráfego de veículos na região central de Arapiraca.

A proibição de veículos pesados e transporte intermunicipal acontece de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 14h. A multa para o condutor que desrespeitar a restrição é de natureza média e custa R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.


Mesmo assim, a equipe de reportagem flagrou caminhões truque fazendo descarga na Rua do Sol, onde há o maior número de empresas do ramo alimentício no centro de Arapiraca. A fiscalização da SMTT também está nas ruas e já pode aplicar multa para o condutor que infringir à lei.

Ruas de restrição


As ruas que estão no perímetro que delimita a restrição são: Maurício Pereira, entre a 30 de outubro e a José Lopes da Silva; Avenida Rio Branco, entre a José Lopes da Silva e Largo Amphilopio; Largo Amphilopio; Fernandes Lima, entre Largo Amphilopio e São Miguel.

Além das ruas Boa Vista, 15 de Novembro, entre a Boa Vista e Nossa Senhora de Fátima; e 7 de Setembro; 7 de Setembro, entre a Delmiro Gouveia e Rui Barbosa; Rui Barbosa, entre a 15 de Agosto e 30 de Outubro e Rua 30 de outubro, entre a Rui Barbosa e a Maurício Pereira.

Assista ao vídeo sobre a restrição de veículos pesados no Centro de Arapiraca: