Chesf anuncia redução das vasões de Sobradinho e Xingó a partir desta quinta-feira (10)
O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil e tem previsão de atingir 100% até final de abril

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) anunciou, na segunda-feira (7), a redução da vazão a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE). Dos atuais patamares de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 3.500 m³/s, na próxima quinta-feira (10), chegando a 3.000 m³/s no sábado (12).
O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com 82% de seu volume útil e tem previsão de atingir 100% até final de abril, quando encerra o período úmido na Bacia.
A redução se dá por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido, entre final de abril e início de maio. As vazões anunciadas deverão permanecer no patamar indicado até nova avaliação.
A Chesf ressalta que a situação hidrológica da Bacia do São Francisco (e demais bacias onde possui usinas e reservatórios) é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.
A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do Rio, durante o período úmido.
Programação da vazão
10/03 – 3.500 m³/s
12/03 – 3.000 m³/s
Últimas notícias

Prefeitura garante inclusão no São João de Arapiraca com camarote gratuito para PcDs

Terceiro suspeito de participar da morte da adolescente Mirian é preso pela polícia em Maceió

Forrozão Baby Som, Supapo e Danielzinho agitam a noite de São João em Palmeira

Subcomandante do 10º Batalhão da PM esclarece prisão de homem que matou a tia em Palmeira

Arraiás comunitários homenageiam tradição junina sem deixar de lado o bom humor

Coruripe Arretado terá transmissão ao vivo 100% comandada por mulheres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
