Sertão

[Vídeo] Durante operação policial no Sertão, suspeito troca tiros com a polícia é baleado e morre

Operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa

Por 7segundos 20/04/2022 07h07 - Atualizado em 20/04/2022 13h01
[Vídeo] Durante operação policial no Sertão, suspeito troca tiros com a polícia é baleado e morre
Operação apreendeu armas, munições e drogas - Foto: Assessoria

Atualizada às 8h 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Maravilha, coordenam duas operações integradas, deflagradas nesta quarta-feira (20). As operações Gold e Arapuca cumprem 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Maravilha e Ouro Branco, no Sertão do estado.

De acordo com a assessoria de comunicação da SSP, durante a ação policial no município de Maravilha, um dos alvos da operação não atendeu a ordem para se render, trocou tiros com a polícia, foi baleado, não resistiu e morreu.  Outras duas pessoas foram presas durante a ação policial neste município. Já em Maravilha, um pessoa foi presa.  

Foram apreendidos dois revólveres, sete espingardas, 40 munições de diversos calibres, duas caixas de espoletas, maconha, cocaína, punhal, espada dentre outros materiais. 

Todas as pessoas presas nessa operação estão sendo encaminhadas no município de Delmiro Gouveia. 


Investigações 

As investigações foram realizadas pelo Gaeco e pela Promotoria de Justiça do município de Maravilha em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular duas organizações criminosas que vinham praticando tráfico de drogas, roubo a residências e comércio ilegal de arma de fogo na região.


Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão pela operação Gold e outros seis pela operação Arapuca.

A operação Arapuca ganhou este nome em alusão à armadilha feita de madeira destinada a capturar aves e pequenos animais. O município de Maravilha vinha sofrendo com uma série de roubos a residência e diante desta situação, as forças policiais buscam uma armadilha para capturar os criminosos.

Já a Operação Gold ganhou este nome em referência ao nome do município de Ouro Branco, onde serão cumpridos os mandados. No inglês, o termo gold significa ouro.

Efetivo participante

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos para as duas operações, foram empregados policiais militares do 7º e 9º Batalhões e da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes/Caatinga). O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo às operações.