Eleições

Véspera de prazo para regularização e emissão de título de eleitor gera fila imensa no Fórum Eleitoral de Arapiraca

O prazo final será nesta quarta-feira (4) para tirar e reguralizar o título de eleitor no Cartório Eleitoral

Por 7Segundos 03/05/2022 10h10 - Atualizado em 03/05/2022 11h11
Véspera de prazo para regularização e emissão de título de eleitor gera fila imensa no Fórum Eleitoral de Arapiraca
Fórum Eleitoral de Arapiraca registra fila às vésperas do prazo final para emissão e regularização do título de eleitor - Foto: Rogério Nascimento / 7 Segundos

Terminará nesta quarta-feira (4), o prazo final para a emissão e regularização do título de eleitor. Em Arapiraca, uma grande quantidade de eleitores e adolescentes que querem votar pela primeira vez fizeram uma enorme fila e aguardam atendimento no Fórum Eleitoral de Arapiraca, localizado no bairro Novo Horizonte.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral, Alberto Alencar não há possibilidade de prorrogar o prazo final porque é a Lei Eleitoral que estabelece o dia limite, que acontece 150 dias antes do pleito marcado para outubro deste ano.

“Esse critério do prazo final é para que ocorra o fechamento do cadastro e a consolidação dos eleitores para que a Justiça Eleitoral possa preparar o processo da realização das Eleições de 2022”, afirmou Alberto Alencar.

Ainda segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, o acesso ao prédio do órgão só será possível com o uso de máscara e com a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19. Além dos documentos relacionados abaixo:

1 – Documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira do trabalho ou carteira profissional (CREA, OAB. Militar...);
2 – Comprovante de quitação do serviço militar (obrigatório para os homens - de 1º de janeiro do ano em que completar 18 anos a 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
3 – Comprovante de residência (recibos de água, luz, telefone, correspondência bancária ou qualquer outro comprovante idôneo, a critério do juiz Eleitoral).

O estudante Hugo Francisco Valeriano de Lima, de 17 anos, chegou cedo ao Fórum Eleitoral de Arapiraca, na manhã desta terça-feira para tirar o título de eleitor pela primeira vez. 

“Vim com todos os documentos exigidos e vou tirar meu título para votar pela primeira vez este ano e contribuir para o processo eleitoral do meu país”, declarou Hugo Valeriano.

A jovem Viviane também estava na fila para tirar o seu primeiro título e participar das Eleições deste ano. Ela disse que está ansiosa para receber o documento e em outubro votar pela primeira vez. 

"É muito importante participar das eleições como eleitora brasileira e arapiraquense para que eu possa contribuir com a escolha do presidente e dos demais cargos que irão concorrer nas eleições deste ano", frisou Viviane.


Serviços online

Todo e qualquer procedimento relativo ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, pode ser realizado pela internet pelo serviço online, por meio do Atendimento Online no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Através da internet, também é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelado.

Sem a regularização do título para os eleitores que já possuem o documento, não será permitido votar nas eleições de outubro. E também poderá participar de concurso público, tirar passaporte ou realizar matrícula em instituição pública de ensino.

O Cartório Eleitoral de Arapiraca fica na Rua Gervásio de Oliveira Lima, nº 147, no bairro Novo Horizonte e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O número do telefone do Fórum Eleitoral é: (82) 3522-1304.