Casal de idosos é resgatado de incêndio após latido de cachorro na Bahia
Caso ocorreu na madrugada desta segunda (9), em Feira de Santana. Apesar do susto, ninguém ficou ferido
Um casal de idosos foi resgatado de uma casa atingida por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (9), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, após Bob, o cachorro de estimação, perceber as chamas e latir para obter ajuda. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
"Bob foi um herói. Eu estava dormindo de sono solto, a tomada do ventilador estourou e pegou fogo", disse a idosa Aline Lustoza, de 82 anos.
O incêndio começou por volta das 2h no quarto de Aline Lustoza e se espalhou pela casa, que ficou destruída. As chamas foram debeladas às 5h30 pelo Corpo de Bombeiros.
Por meio de nota, o 2° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) informou que foi acionado pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para combater um incêndio em uma residência na Rua Leolinda Bacelar, Ponto Central.
No local, a equipe identificou que o imóvel já estava comprometido pelo fogo e sem moradores dentro. Eles salvaram Bob, que foi entregue para a proprietária. Após rescaldo, para evitar reignição, a ocorrência foi encerrada.
No imóvel estavam a idosa, o marido dela Ivaldo Ferreira Lustoza, de 86 anos, que tem Alzheimer e é acamado, a enfermeira que cuida do idoso, identificada pelo prenome de Luciene, e Bob.
Ao perceber as chamas, o cachorro pegou um pano que costuma carregar pela casa e foi chamar a enfermeira que estava no quarto do idoso.
"Ele pegou esse pano, que estava com fogo, e foi chamar a enfermeira. Aí ele veio para meu quarto, ela [enfermeira] veio atrás e viu o ventilador. Pegamos água, tentamos apagar, mas o fogo já estava embaixo do colchão, porque a cama é box. Então apagava por fora e as chamas continuavam por debaixo sem a gente a ver", explicou a Aline Lustoza.
Como não tiveram sucesso para apagar as chamas, a enfermeira pegou o marido de Aline no colo e o tirou de dentro da casa. A idosa também saiu do imóvel. A filha mais velha do casal, identificada pelo prenome de Ivaline, disse que se Bob não tivesse visto o incêndio poderia ter acontecido uma tragédia.
"Estou emocionada, graças a Bob e a Luciene, que carregou meu pai no braço, e chamou a minha mãe, e salvou eles do fogo. A cama de minha mãe estava pegando fogo quando ele latiu", disse a filha do casal.
"Ele [Bob] representa muito para a gente. Do nada, acabou tudo, mas meus pais estão bem, graças a Deus. Estão na minha casa. Bob pertencia a minha irmã e agora é de minha mãe", complementou.imóvel ficou destruído após ser atingido pelo fogo, em Feira de Santana

Foto: Felipe Pereira/TV Subaé
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
