Eclipse total da Lua foi visto no Brasil e no mundo todo. Veja fotos
O fenômeno, caracterizado pelo alinhamento do Sol, da Lua e da Terra, ficou visível na madrugada desta segunda-feira (16/5)

O primeiro eclipse total da Lua de 2022 aconteceu na madrugada desta segunda-feira (16/5). O fenômeno, também conhecido como “Lua de Sangue”, é caracterizado pelo alinhamento do Sol, da Lua e da Terra.
O evento ocorre quando a Terra se move para o lugar entre o Sol e a Lua Cheia. Como resultado, o planeta lança uma sombra gigante na superfície lunar, dando um tom avermelhado impressionante. Por isso, os eclipses lunares levam o nome de Lua de Sangue.
No Brasil, o eclipse parcial começou a partir de 22h30 da noite desse domingo (15/5), e pôde ser visto totalmente entre 00h30 e 01h50 desta segunda. A Lua de Sangue atingiu seu ápice às 01h10.
Imagens do fenômeno foram registradas em diversos cantos do mundo.
O fenômeno é raro?
Todos os anos ocorre um ou mais fenômenos do gênero. Contudo, considerando o fato de que é preciso esperar de um ano para outro e que, às vezes, no dia do eclipse fica nublado ou chove, o que faz com que ele não possa ser visualizado, o eclipse lunar acaba se tornando raro.
O próximo eclipse, que está previsto para ocorrer no dia 28 de outubro de 2023, será um eclipse lunar parcial, visto durante o nascer da Lua.

Na Itália

Na Colômbia
Últimas notícias

Homem é morto com seis tiros no Benedito Bentes

Espetáculo de dança inspirado em obra de Ariano Suassuna chega a Alagoas

Copiloto de helicóptero baleado no RJ já comandou aeronaves em Alagoas

Dois criminosos são presos após confronto com policiais no Conjunto Carminha

Após matéria do 7Segundos, morador de Arapiraca consegue transferência para iniciar o tratamento

Mulher que furtou carteira dentro de farmácia é presa em flagrante em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
