Mundo

Eclipse total da Lua foi visto no Brasil e no mundo todo. Veja fotos

O fenômeno, caracterizado pelo alinhamento do Sol, da Lua e da Terra, ficou visível na madrugada desta segunda-feira (16/5)

Por Metrópoles 16/05/2022 10h10 - Atualizado em 16/05/2022 10h10
Eclipse total da Lua foi visto no Brasil e no mundo todo. Veja fotos
Eclipse - Foto: Lorenzo Di Cola/NurPhoto para Getty Images

O primeiro eclipse total da Lua de 2022 aconteceu na madrugada desta segunda-feira (16/5). O fenômeno, também conhecido como “Lua de Sangue”, é caracterizado pelo alinhamento do Sol, da Lua e da Terra.

O evento ocorre quando a Terra se move para o lugar entre o Sol e a Lua Cheia. Como resultado, o planeta lança uma sombra gigante na superfície lunar, dando um tom avermelhado impressionante. Por isso, os eclipses lunares levam o nome de Lua de Sangue.

No Brasil, o eclipse parcial começou a partir de 22h30 da noite desse domingo (15/5), e pôde ser visto totalmente entre 00h30 e 01h50 desta segunda. A Lua de Sangue atingiu seu ápice às 01h10.

Imagens do fenômeno foram registradas em diversos cantos do mundo.

O fenômeno é raro?

Todos os anos ocorre um ou mais fenômenos do gênero. Contudo, considerando o fato de que é preciso esperar de um ano para outro e que, às vezes, no dia do eclipse fica nublado ou chove, o que faz com que ele não possa ser visualizado, o eclipse lunar acaba se tornando raro.

O próximo eclipse, que está previsto para ocorrer no dia 28 de outubro de 2023, será um eclipse lunar parcial, visto durante o nascer da Lua.

Na Itália 

Na Colômbia