Datafolha: 73% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas
Pesquisa mostra diferenças entre eleitores do atual presidente Jair Bolsonaro e do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva
Um levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (27/5) pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que 73% dos entrevistados acreditam nas urnas eletrônicas. O índice teve uma queda de 9 pontos percentuais em relação à última pesquisa, em março.
Segundo o levantamento, outros 24% dos entrevistados não confiam na urna eletrônica e 2% não sabem. Entre os que confiam, 42% dizem confiar muito e 31%, pouco.
O número de pessoas que dizem não confiar nas urnas teve um aumento de sete pontos percentuais em relação a março. Os que não sabem eram 1%.
Em dezembro de 2020, 69% diziam acreditar na urna eletrônica e 29% diziam não acreditar.
Foram entrevistadas 2.556 pessoas com 16 anos ou mais presencialmente nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Confiança por grupo
O levantamento mostrou que os apoiadores do pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confiam mais no sistema atual. Segundo a pesquisa, 54% dos eleitores de Lula confiam muito nas urnas, contra 20% dos eleitores de Bolsonaro (PL).
Em relação aos que não confiam, o número é de 16% dos que votam em Lula, e 40% dos apoiadores de Bolsonaro.
Ainda de acordo com a pesquisa, a porcentagem de pessoas que dizem acreditar muito na urna eletrônica é menor entre mulheres (38%) e jovens de 16 a 24 anos (31%). Entre os jovens, 47% dizem confiar pouco. A maior porcentagem de confiança fica com os entrevistados com mais de 60 anos, com 50% dizendo confiar muito.
Os entrevistados com mais de 60 anos, por sua vez, têm um índice de muita confiança maior que a média: 50%.
O grupo com ensino superior completo e o grupo que recebe mais de 10 salários-mínimos têm porcentagens maiores de confiança do que a média geral (24%).
Chance de fraude
A pesquisa também questionou os entrevistados se eles acreditavam na possibilidade de haver fraude na eleição deste ano. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a Elon Musk que só não vencerá as eleições deste ano caso haja fraude.
Para 16% de seus apoiadores, não existe essa chance, enquanto 60% acreditam que há muita chance. Outros 21% dizem que tem pouca chance e 2% não sabem.
Por outro lado, entre os apoiadores de Lula, 21% acreditam que há muita chance e 20% que há pouca chance. Para 57%, não há chance e 2% não sabem.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
