Eleições

Datafolha: 73% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas

Pesquisa mostra diferenças entre eleitores do atual presidente Jair Bolsonaro e do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva

Por Metrópoles 27/05/2022 20h08
Datafolha: 73% dos brasileiros confiam nas urnas eletrônicas
Urna eletrônica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (27/5) pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que 73% dos entrevistados acreditam nas urnas eletrônicas. O índice teve uma queda de 9 pontos percentuais em relação à última pesquisa, em março.

Segundo o levantamento, outros 24% dos entrevistados não confiam na urna eletrônica e 2% não sabem. Entre os que confiam, 42% dizem confiar muito e 31%, pouco.

O número de pessoas que dizem não confiar nas urnas teve um aumento de sete pontos percentuais em relação a março. Os que não sabem eram 1%.

Em dezembro de 2020, 69% diziam acreditar na urna eletrônica e 29% diziam não acreditar.

Foram entrevistadas 2.556 pessoas com 16 anos ou mais presencialmente nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Confiança por grupo

O levantamento mostrou que os apoiadores do pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confiam mais no sistema atual. Segundo a pesquisa, 54% dos eleitores de Lula confiam muito nas urnas, contra 20% dos eleitores de Bolsonaro (PL).

Em relação aos que não confiam, o número é de 16% dos que votam em Lula, e 40% dos apoiadores de Bolsonaro.

Ainda de acordo com a pesquisa, a porcentagem de pessoas que dizem acreditar muito na urna eletrônica é menor entre mulheres (38%) e jovens de 16 a 24 anos (31%). Entre os jovens, 47% dizem confiar pouco. A maior porcentagem de confiança fica com os entrevistados com mais de 60 anos, com 50% dizendo confiar muito.

Os entrevistados com mais de 60 anos, por sua vez, têm um índice de muita confiança maior que a média: 50%.

O grupo com ensino superior completo e o grupo que recebe mais de 10 salários-mínimos têm porcentagens maiores de confiança do que a média geral (24%).

Chance de fraude

A pesquisa também questionou os entrevistados se eles acreditavam na possibilidade de haver fraude na eleição deste ano. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a Elon Musk que só não vencerá as eleições deste ano caso haja fraude.

Para 16% de seus apoiadores, não existe essa chance, enquanto 60% acreditam que há muita chance. Outros 21% dizem que tem pouca chance e 2% não sabem.

Por outro lado, entre os apoiadores de Lula, 21% acreditam que há muita chance e 20% que há pouca chance. Para 57%, não há chance e 2% não sabem.