Baixo São Francisco

Trecho do Rio São Francisco em Piaçabuçu está impróprio para banho após chuvas

A saúde e o bem-estar humano podem ser afetados pelas condições de balneabilidade, por isso a análise da qualidade da água é imporante

Por 7Segundos com Piaçabuçunews 10/06/2022 17h05
Trecho do Rio São Francisco em Piaçabuçu está impróprio para banho após chuvas
Rio São Francisco em Piaçabuçu - Foto: ilustração

Os moradores de Piaçabuçu devem evitar tomar banho nas águas do rio São Francisco, pois segundo o relatório de balneabilidade do Instituto Meio Ambiente (IMA) divulgado nesta sexta-feira (10) um trecho no município situado nas proximidades de um restaurante foi considerado improprio para banho.

Critérios de balneabilidade


A Resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade: As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.

Fatos considerados


Considerando que a saúde e o bem-estar humano podem ser afetados pelas condições de balneabilidade; considerando que diversas variáveis intervenientes na balneabilidade das praias, principalmente as fortes chuvas e sua relação com a possibilidade de riscos à saúde dos frequentadores, recomendam-se: I. Que seja evitada, no caso de praias influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos, sua utilização nas 24 horas subsequentes à ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas; II. Que seja evitada, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos; III. Que seja evitada a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos.