Prefeitura e indústra de pescado fecham contrado sobre uso de unidade de beneficiamento em Penedo
Estrutura que estava inutilizada desde a construção há cerca de 15 anos

Quando Ronaldo Lopes assumiu a administração da Prefeitura de Penedo, com a missão prioritária de ampliar a geração de emprego e renda no município, o funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) constava no plano de trabalho.
A estrutura inutilizada situada na comunidade Cooperativa 1º Núcleo foi construída pela Codevasf e estava pronta desde meados de 2007, mas nunca entrou em atividade.
Ronaldo Lopes apresenta plano de trabalho para a UBP de Penedo
O projeto da estatal federal que ofertava mais duas UBPs na região do Baixo São Francisco, uma no município de Telha-SE e a outra em Pão de Açúcar-AL, não despertou o interesse da iniciativa privada, conforme se imaginou.
Sem a peça fundamental para alavancar a produção e a comercialização de pescado na cidade ribeirinha e nos municípios vizinhos, a atividade fica limitada.
Era preciso ativar a UBP e o primeiro passo foi solicitar a sua cessão, pedido encaminhado à Codevasf logo no início da gestão Penedo Crescendo Com Seu Povo.
O primeiro ano do governo Ronaldo Lopes é concluído sem definição sobre a UBP, apesar dos esforços da gestão e do apoio da Câmara de Vereadores de Penedo.
O resultado esperado acontece em fevereiro deste ano, quando o superintendente da Codevasf Alagoas, João José Pereira (Joãozinho Pereira) oficializa a cessão.
Era o que faltava para retomar o diálogo com a iniciativa privada, entendimento coroado na tarde de quarta-feira, 15) com a assinatura do termo de cessão de uso da UBP entre o Prefeito Ronaldo Lopes e Dimitrius Cardoso de Carvalho, sócio-fundador da Aquapremium.
Com os incentivos previstos no Programa de Desenvolvimento lntegrado do Município de Penedo – PRODESINP, a empresa está autorizada a desenvolver suas atividades por 30 anos na UBP que será recuperada e adequada com recursos da Aquapremiun.
“Nós chegamos aqui para ficar e assim que estivermos com todas as licenças e autorizações para funcionar, acredito em 90 dias já estaremos produzindo”, informou o engenheiro de pesca Dimitrius Carvalho durante a assinatura do ato, destacando a atuação do governo Ronaldo Lopes em todo o processo, algo ‘raro’ de se encontrar, conforme frisou.
Últimas notícias

Governo do Estado apresenta as potencialidades do aeroporto de Maragogi ao grupo Vinci Airports

Acusado de estuprar enteada em São Miguel dos Campos é preso em Sergipe

Exercício simulado prepara forças de segurança contra crimes em Delmiro Gouveia

Tempo instável marca o fim de semana em AL, com nebulosidade variável e chance de chuva
![[Vídeo] Ex-companheiro é o principal suspeito de assassinar gari em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/QhBDR3xpoTzQlbtlPJ-bYVgh_YU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-31-at-174604.jpeg)
[Vídeo] Ex-companheiro é o principal suspeito de assassinar gari em Teotônio Vilela

Reabilitação e inclusão: Centro de Equoterapia está sendo finalizado em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
