Prefeitura e indústra de pescado fecham contrado sobre uso de unidade de beneficiamento em Penedo
Estrutura que estava inutilizada desde a construção há cerca de 15 anos
Quando Ronaldo Lopes assumiu a administração da Prefeitura de Penedo, com a missão prioritária de ampliar a geração de emprego e renda no município, o funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) constava no plano de trabalho.
A estrutura inutilizada situada na comunidade Cooperativa 1º Núcleo foi construída pela Codevasf e estava pronta desde meados de 2007, mas nunca entrou em atividade.
Ronaldo Lopes apresenta plano de trabalho para a UBP de Penedo
O projeto da estatal federal que ofertava mais duas UBPs na região do Baixo São Francisco, uma no município de Telha-SE e a outra em Pão de Açúcar-AL, não despertou o interesse da iniciativa privada, conforme se imaginou.
Sem a peça fundamental para alavancar a produção e a comercialização de pescado na cidade ribeirinha e nos municípios vizinhos, a atividade fica limitada.
Era preciso ativar a UBP e o primeiro passo foi solicitar a sua cessão, pedido encaminhado à Codevasf logo no início da gestão Penedo Crescendo Com Seu Povo.
O primeiro ano do governo Ronaldo Lopes é concluído sem definição sobre a UBP, apesar dos esforços da gestão e do apoio da Câmara de Vereadores de Penedo.
O resultado esperado acontece em fevereiro deste ano, quando o superintendente da Codevasf Alagoas, João José Pereira (Joãozinho Pereira) oficializa a cessão.
Era o que faltava para retomar o diálogo com a iniciativa privada, entendimento coroado na tarde de quarta-feira, 15) com a assinatura do termo de cessão de uso da UBP entre o Prefeito Ronaldo Lopes e Dimitrius Cardoso de Carvalho, sócio-fundador da Aquapremium.
Com os incentivos previstos no Programa de Desenvolvimento lntegrado do Município de Penedo – PRODESINP, a empresa está autorizada a desenvolver suas atividades por 30 anos na UBP que será recuperada e adequada com recursos da Aquapremiun.
“Nós chegamos aqui para ficar e assim que estivermos com todas as licenças e autorizações para funcionar, acredito em 90 dias já estaremos produzindo”, informou o engenheiro de pesca Dimitrius Carvalho durante a assinatura do ato, destacando a atuação do governo Ronaldo Lopes em todo o processo, algo ‘raro’ de se encontrar, conforme frisou.
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
