Agreste

Clima de recomeço e agitação marca primeiro dia dos Arraiais Comunitários em Arapiraca

Os Arraiais Comunitários são realizados em diversos bairros da cidade e na zona rural do município de Arapiraca

Por 7 Segundos 19/06/2022 15h03
Clima de recomeço e agitação marca primeiro dia dos Arraiais Comunitários em Arapiraca
Arraiais Comunitários agitam as noites de São João em Arapiraca - Foto: Assessoria

O maior São João Comunitário do Nordeste voltou para alegrar cada canto de Arapiraca. Promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municial de Cultura, Lazer e Juventude, o primeiro dia de festas foi na noite desta sexta-feira (17), com os bairros Brasília e Canafístula abrindo os palhoções para os próximos dias de resgate às tradições juninas.

A rua Cícero Torres e a Praça Higino Vital foram tomadas pelo brilho dos trajes típicos, o colorido das bandeiras de São João e a alegria pelo retorno após dois anos de interrupção por conta pandemia da Covid-19.

Os arraiais comunitários vão até o dia 26 de junho e 20 comunidades disputam a primeiro lugar e o título de melhor arraiá. Cada comunidade recebeu uma verba de R$ 10 mil para investir nos seus arraiais, após edital lançado pela prefeitura.


Os critérios para avaliação envolvem a cidade cenográfica montada, decoração, dramatização, criatividade, entre outros. Integrantes da comissão julgadora não podem ter envolvimento com qualquer participante da comissão organizadora do São João ou dos arraiais participantes.

Para o secretário municipal de cultura, lazer e juventude, Wellington Magalhães, esse retorno significa um novo capítulo na história do São João Comunitário. "Estamos muito felizes, retornando em grande estilo com esse incentivo maior da gestão do nosso prefeito Luciano Barbosa, que aumentou em 150% o apoio para que as comunidades possam fazer uma bela festa", destacou.

Brasília: recomeço em novo local


O arraiá "Danado de Bom", organizado pela comunidade do bairro Brasília, aconteceu em novo endereço esse ano. A extensa Rua Cícero Torres foi palco da festa pela primeira vez.

E foi também pela primeira vez que a dona de casa Fernanda Gomes organizou a festa. Ela conta que sempre teve contato com a tradição junina, e isso foi um incentivo para que se lançasse no desafio de organizar o arraiá do bairro. A noite no bairro Brasília contou com as apresentações dos grupos Alvorecer do Sertão; Balança, mas não cai; Dança da Peneira e Ritmo quente.

Eduardo Kelvin, organizador do grupo de Coco de Roda "Balança, mas não cai", parabenizou o incentivo da prefeitura aos eventos. "É muito importante esse incentivo da prefeitura. Nós somos pioneiros no nordeste e no Brasil com esse suporte às comunidades", destacou.


Canafístula: multidão comemora volta da tradição


O "Canarraiá" do bairro Canafístula encerrou com muita animação a primeira noite dos festejos comunitários. Uma multidão lotou a Praça na área central do bairro para prestigiar as apresentações do Canarraiá Kids; os bonecos; Canarraiá e cantor Iran Silva.

A tão esperada quadrilha que leva o nome do arraiá foi o destaque da noite. A agitação da quadrilha fez par com um bom humor e diálogos teatrais criados exclusivamente para a apresentação, o que garantiu um verdadeiro espetáculo que prendeu a atenção das dezenas de pessoas do início ao fim.

Fogueira que aquece a economia


A festa é também uma oportunidade para movimentar a economia local. Barracas de pipoca, algodão doce, bebidas e comidas típicas da época movimentaram o bolso dos moradores e pequenos comerciantes.

Esse foi o caso da comerciante Katyele Rafaela, que vende batata frita na praça. Ela diz que já tem o ponto há alguns anos, mas que a chegada do Canarraiá aumentou as vendas. "Graças a Deus está melhorando. Acho que muitos ambulantes estavam precisando mesmo. Dois anos enrolados, tinha que ter um evento desse", declarou.

O secretário Wellington Magalhães ressalta que o São João Comunitário aquece a economia porque engloba diversos setores. "Desde a costureira, quituteira, a cabelereira, motorista por aplicativo, o comércio local e as lojas todas saem ganhando, porque as pessoas estavam esperando por esse momento", diz o secretário.

A festa continua


O primeiro dia do São João Comunitário foi muito especial, mas Arapiraca ainda tem muita lenha pra queimar nessa fogueira.

Confira a programação dos próximos dias:

– Domingo (19/06):
Das 19h à 21h – Arraiá do Povão – Bairro Nossa Senhora Aparecida;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá Renascer – Bairro Manoel Teles;

– Segunda-feira (20/06):

Das 19h às 21h – Arraiá do Pedoca – Bairro Eldorado;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá Luar do Sertão – Bairro Zélia Barbosa;

– Terça-feira (21/06):

Das 19h às 21h – Arraiá Itapicuru – Itapicuru;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá do Gonzagão – Bairro Baixão;

– Quarta-feira (22/06):

Das 19h às 21h – Arraiá Vila Contente – Bairro Itapuã;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá Capiatã – Bairro Capiatã;

– Quinta-feira (23/06):

Das 19h às 21h – Arraiá Aracajana – Cajarana;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá do Florêncio – Bairro Alto do Cruzeiro;

– Sexta-feira (24/06):

Das 19h às 21h – Arraiá Fogo de Palha – Bairro Teotônio Vilela;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá Arrocha o Nó – Bairro Jardim Esperança;

– Sábado (25/06):

Das 19h às 21h – Arraiá Jardim das Paineiras – Bairro Nilo Coelho;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá Brisa Luar – Bairro Brisa do Lago;

– Domingo (26/06):

Das 19h às 21h – Arraiá do Vovô Pedro – Vila Capim;
Das 21h20 às 23h20 – Arraiá Balança, Mas não Cai – Bairro Santa Edwiges.