Conheça o gastrólogo Maceioense que conquistou em segundo lugar o prêmio de melhor chef de Alagoas
Cleiton Silva foi premiado com os pratos: Bobó de sururu com farofa de dendê e arroz de côco finalizado com crips de beterraba
O gastrólogo natural de Maceió Claiton Silva, conquistou o segundo lugar do festival Enchefs Alagoas, Saberes E Sabores 2022, recebendo assim o título de segundo melhor chef de Alagoas. O concurso foi realizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
Ele foi premiado com os pratos: Bobó de sururu com farofa de dendê e arroz de côco finalizado com crisps de beterraba.
Trajetória:
A paixão de Claiton pela culinária começou desde cedo, pois acompanhava o pai e a avó cozinhando em casa e desde sempre com vontade de aprender. No ano de 2015 cursou a graduação de matemática mas acabou desistindo do curso em 2017 e iniciou a faculdade de gastronomia na Uninassau.
A partir da gastronomia, ele deu início a carreira profissional na cozinha. Trabalhou como estagiário em grande buffet de Maceió, como auxiliar de cozinha e cozinheiro de comidas fits e saudáveis e em seguida como cozinheiro e sub chefe no Janga, restaurante especializado em frutos do mar. Atualmente é chefe de cozinha da Lè Goumert cozinha industrial e autoral do grupo Lèmix concreto.
Enchefs:
Claiton ficou entre os 5 finalistas da etapa estadual conquistando o segundo lugar, sendo no total 3 premiados no concurso.
Além disso, ele também representará Alagoas no concurso Enchefs Brasil Dolmã que ocorrerá no Amapá em busca do título nacional, que é o prêmio Dolmã 2022. Esse prêmio nacional é considerado o Oscar da gastronomia brasileira (prêmio máximo).
"Esse prêmio nacional Dólmã representa pra mim, a valorização e reconhecimento de toda essa minha história de família e carreira profissional", destacou.
Sabores:
Para Claiton não existe uma área da gastronomia em que ele mais se identifica:
"Sou daqueles que missão dada é missão cumprida, então procuro sempre dar o meu meu melhor seja desde da entrada, saladas, pratos principais e sobremesas. E também dar muito mais importância as nossas riquezas que são os ingredientes regionais do nosso nordeste ricos em sabores e belezas. Nós como cozinheiros e Chefs do Nordeste devemos dar mais ênfase aos nossos ingredientes locais, patrimônios históricos e culturais do nosso estado como sururu. Ingredientes quilombolas são umas das preciosidades que temos a nosso favor", destacou.
Etapa Nacional
Para receber a estatueta de embaixador da gastronomia alagoana ele irá precisar da colaboração das pessoas para curtir e compartilhar a foto dele na página do Instagram @festivalenchefsal.
Na etapa no Amapá, ele também precisará da colaboração através de uma votação que será aberta ao público. Será disponibilizado um link. Na página terá a foto dele e a indicação ao Prêmio Dolmã.
Para conhecer um pouco mais da sua trajetória e ficar por dentro das etapas e votações é só conferir no perfil do Instagram de Claiton:@chef.Claiton.s25