Arapiraca

[Vídeo] Projeto ajuda pessoas com deficiência a receber atendimento em estabelecimentos comerciais

O projeto, batizado de "Assistente Help", consiste na criação de um dispositivo que dispõe de um botão que quando acionado, emite um sinal sonoro no estabelecimento no qual ele está instalado

Por 7Segundos 13/07/2022 07h07 - Atualizado em 13/07/2022 18h06
[Vídeo] Projeto  ajuda pessoas com deficiência a receber atendimento em estabelecimentos comerciais
Assistente Help foi desenvolvido para facilitar o atendimento a pessoas com deficiência ou limitações - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Alunos do curso de Operador de Caixa do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Unidade de Arapiraca, desenvolveram um projeto que permite às pessoas com limitações físicas, receberem atendimento especial e direcionado em estabelecimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes, farmácias e lojas de artigos em geral.

O projeto, batizado de "Assistente Help", consiste na criação de um dispositivo que dispõe de um botão que quando acionado, emite um sinal sonoro no estabelecimento no qual ele está instalado. Quando o sinal sonoro é emitido, um atendente treinado pelo Senac e contratado pelo estabelecimento, se dirige até a pessoa que apertou o botão e realiza o atendimento direcionado àquela pessoa, seja oferecendo o cardápio e lendo as opções para o cliente, informando verbalmente caso ele seja um deficiente visual, por exemplo.

O curso teve início no dia 18 de maio e segue em andamento até o dia 19 de julho. Segundo a Instrutora de Gestão e Negócios do Senac Arapiraca, Mikelane Rocha, a ideia surgiu quando os alunos perceberam a necessidade de se criar um projeto de inclusão.

"Os alunos do curso de operador de caixa realizaram uma pesquisa sobre a qualidade no atendimento e perceberam que havia uma necessidade de um aperfeiçoamento desse serviço, voltado para as pessoas com algum tipo de limitação ou deficiência. Foi aí que tiveram a ideia de criar esse dispositivo, o Assistente Help", contou Mikelane.

Esta semana, os alunos que criaram o dispositivo foram até à Praça de Alimentação do Arapiraca Garden Shopping fazer uma demonstração de como o Assistente Help funciona. Assista ao vídeo e veja como foi:

;feature=youtu.be

A instrutora Mikelane Rocha informou ainda que as empresas que se interessarem em ter mais informações sobre o Assistente Help podem entrar em contato com o Senac Unidade Arapiraca através do telefone (82) 3521-4582/ 3521-4204. O Senac Arapiraca fica na Rua Manoel Ferreira Brito, nº 69, Bairro Cavaco.