Desenvolvimento

[Vídeo] Arapiraca é município-polo de projeto para desenvolvimento de produtores locais

Prefeitos e representantes dos municípios participaram do lançamento do PDF no auditório do Sebrae Arapiraca

Por 7Segundos 11/08/2022 17h05 - Atualizado em 11/08/2022 17h05
[Vídeo] Arapiraca é município-polo de projeto para desenvolvimento de produtores locais
Luciano Barbosa participa de lançamento do PDF da Sudene em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Ministério da Agricultura e instituições financeiras lançou, nesta quarta-feira (10), no Sebrae Arapiraca o Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) para qualificar e potencializar os produtores locais.

Anfitrião do evento, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância da Sudene para o desenvolvimento econômico do Nordeste e afirmou que as parcerias são necessárias para fortalecer o pequeno e médio produtor e empresário local em suas atividades econômicas.

“Precisamos potencializar a capacidade empreendedora que os produtores têm, mas que precisam de apoio para superar as dificuldades financeiras e outros empecilhos na produção de seus produtos para fortalecer a economia local”, disse Luciano Barbosa.


O diretor de Planejamento da Sudene, Marcos Falcão, apresentou o Projeto de Desenvolvimento Federativo (PDF) para capacitar e dar visibilidade aos produtores locais de cidades que precisam de desenvolvimento regional e fortalecer os municípios de menor capacidade empreendedora, além de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“O PDF vai atuar em cidades com uma população de 20 mil habitantes e baixos indicadores econômicos para podermos melhorar a gestão municipal e potencializar a produção local no apoio aos pequenos produtores e estes potencializarem seus negócios”, afirmou Marcos Falcão.

Para o gerente de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Márcio Barcelos, a parceria com as instituições é fundamental para potencializar o setor produtivo dos municípios contemplados.

Termo de cooperação e participação de produtores


Na ocasião do evento, os prefeitos dos municípios de Arapiraca, Belo Monte, Maribondo, Campo Grande, Tanque d’Arque e Belém assinaram termos de cooperação técnica, protocolos de intenção, para firmar a participação das cidades ao projeto.

Artesãos e produtores dos municípios apresentaram seus produtos em estandes montados no local. Assista, abaixo, ao vídeo da matéria sobre o evento: