Exército realiza simulação com militares em cidades do Sertão de Alagoas
Além das cidades alagoanas, também receberam os exercícios de simulação os municípios de Garanhuns-PE e Paulo Afonso-BA
Quatro cidades do Sertão de Alagoas receberam exercícios de simulação promovidos pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, integrante da 7ª Divisão de Exército. Trata-se de um processo de certificação como integrante do Sistema de Prontidão do Exército, que contempla as dez unidades mais operacionais da Força Terrestre, sendo a única da região Nordeste.
As cidades escolhidas para acolher as simulações foram Água Branca, Canapi, Mata Grande e Delmiro Gouveia. A novidade reuniu moradores, que ficaram impressionados com os carros e armamentos militares.
A certificação está sendo conduzida no contexto da Operação Guararapes, exercício de adestramento do Comando Militar do Nordeste, sob responsabilidade da 7ª DE, que é realizado de forma simultânea em oito estados da região Nordeste e ocorrerá até o dia 24 de agosto.
Todo o processo de certificação é realizado sob supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER), em três fases: a construtiva, que trata de uma simulação na qual é adestrado o Estado-Maior da Brigada; a virtual, que leva a tropa adestrada a situações o mais próximo possível da realidade; e a viva, na qual as Unidades integrantes da Brigada, em exercício no terreno, são avaliadas pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), sediado no Rio de Janeiro-RJ.
A fase viva da simulação, que é o coroamento da certificação, será realizada no período de 12 a 16 de agosto. As tropas da 10ª Bda Inf Mtz utilizarão o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), que simula o exercício de maneira muito próxima da realidade, durante o adestramento no terreno, seguindo a execução do que foi planejado nas simulações anteriores. O desenvolvimento das ações começa no dia 12 de agosto, com o Apronto Operacional, a ser realizado no 71º Batalhão de Infantaria Motorizada (71º BI Mtz), no município pernambucano de Garanhuns.
Além de Garanhuns, as incursões de adestramento no terreno acontecerão nas cidades de Ouro Branco, Canapi, Santa Cruz do Deserto, Água Branca, Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas, e Paulo Afonso/BA.
Concluindo a certificação, a FT 72º BI Mtz estará apta, como Força de Prontidão e integrando a 10ª Bda Inf Mtz, a operar em missões reais de combate convencional, operações de Garantia da Lei e da Ordem e Operações Interagências. Os militares adestrados poderão cumprir qualquer missão de combate em território nacional ou no exterior.
Últimas notícias
Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 305 milhões
Mãe é suspeita de agredir filha de 4 anos internada em hospital de Palmeira
Milei é o único presidente da América do Sul a não reconhecer vitória de Lula
Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na Ladeira da Moenda
Protesto cobra Justiça por morte de gata espancada em academia de Maceió
Motociclista embriagado resiste a abordagem, mas acaba preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
