Brasil

Morador de BH faz promessa e doa uma marmita para cada dia que passou desempregado

Após quatro meses de procura, o morador de Belo Horizonte finalmente recebeu uma proposta de emprego

Por BHAZ 25/08/2022 10h10 - Atualizado em 25/08/2022 11h11
Morador de BH faz promessa e doa uma marmita para cada dia que passou desempregado
Lucas Lanza, morador de BH, distribuiu 123 marmitas à população de rua do Centro da capital no último sábado - Foto: Arquivo pessoal

Cansado das “portas na cara” após ser demitido da empresa em que trabalhou por quase cinco anos, o analista financeiro Lucas Lanza, 36, resolveu fazer uma promessa caso uma nova oportunidade surgisse. Após quatro meses de procura, o morador de Belo Horizonte finalmente recebeu uma proposta de emprego e retribuiu a boa notícia em forma de solidariedade, distribuindo marmitas à população de rua da capital.

“Fiz uma promessa de que quando conseguisse um novo emprego eu distribuiria em refeições o mesmo número de dias que eu fiquei desempregado. Ontem cumpri! 123 marmitex distribuídas para moradores de rua em BH”, escreveu ele no Twitter, em post que soma mais de três mil interações.

Em conversa com o BHAZ nesta terça-feira (23), o profissional conta que o apoio da família foi fundamental para que ele atravessasse esse delicado momento da carreira. Sempre perseverante, Lucas prometeu a si mesmo que faria uma boa ação tão logo conseguisse um novo emprego.

“Quando eu era adolescente sempre me envolvi em projetos sociais, mas quando virei adulto, tive que começar a trabalhar e perdi um pouco do costume. Em fevereiro desse ano fiquei desempregado, descansei uns dias e voltei a procurar emprego. Só que tava complicado, muita participação em processos seletivos, mas nenhum evoluía”, contou ele.

‘Não pode desanimar’

Por morar na região central de BH, Lucas percebia uma demanda constante por ações voltadas à população de rua. Com a ajuda dos pais e da esposa, ele montou 123 marmitas com arroz, feijão, legumes cozidos e carne e as entregou para pessoas que vivem perto da casa dele.

“Por mais difícil que estivesse a minha situação, tem gente em uma situação pior que a minha. Então o mínimo que você puder fazer para ajudar é bem-vindo. Às vezes a refeição que eu dei foi a única coisa que aquela pessoa comeu no dia, não sei, então foi muito gratificante”, ponderou ele.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 10 milhões de brasileiros estão em situação de desemprego atualmente. À quem, assim como Lucas, tem enfrentado dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, o analista financeiro tem um conselho.

“O segredo é acreditar que vai dar certo, o que não pode é desanimar. Você tem que levantar todo dia e acreditar que é naquele dia que vai surgir a sua oportunidade”, finaliza ele.