Deslizamento de terra atinge manancial que abastece São Sebastião e Junqueiro
Problema prejudica tratamento da água e municípios receberão caminhões-pipa
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa Águas do Sertão informam que estão monitorando o manancial de água bruta usado para abastecer as cidades de Junqueiro e São Sebastião que, nesta terça-feira (30), foi atingido por um deslizamento de terra. O local recebeu muita areia e matéria sólida, o que afetou a qualidade da água e prejudicou o processo de tratamento, que precisou ser paralisado.
Com isso, as duas cidades ficaram com o abastecimento suspenso. A Casal já providenciou caminhões-pipa, que estão atendendo prioritariamente serviços essenciais, como postos de saúde, hospitais, escolas e órgãos públicos. A população também será beneficiada.
Enquanto isso, no manancial, além do monitoramento, os técnicos da empresa fazem a limpeza do gradeamento da captação. A expectativa é de que, se não houver chuvas intensas na região, nos próximos três dias o abastecimento seja retomado gradativamente.
Por isso, a Casal pede a compreensão dos moradores e que quem possuir caixas de água em casa utilize o recurso com moderação.