Candidatura de Rodrigo Cunha e Jó Pereira reúne ações em prol das mulheres
Chapa firma compromisso com as mulheres alagoanas

Ação no enfrentamento à violência contra as mulheres, ação para transformar positivamente a vida das alagoanas e garantir a presença feminina nos espaços de decisão. São atitudes que fazem realmente a diferença e não fotografias posadas em meras tentativas eleitoreiras de levantar uma bandeira que nunca fez parte de determinada trajetória política.
Com essa análise preliminar, o candidato a governador de Alagoas, Rodrigo Cunha (União), e a vice-governadora, Jó Pereira (PSDB), reforçaram o compromisso da chapa “Alagoas Merece Mais” com a construção de políticas públicas que garantam mais proteção, mais oportunidades e mais espaço para mulheres.
Especificamente nas áreas de proteção à mulher e apoio ao empreendedorismo feminino, Rodrigo destinou, no Senado, quase R$ 1,7 milhão em emendas, tendo R$ 1,2 desses recursos já investidos em Maceió e outros municípios alagoanos, em projetos de autonomia financeira para mulheres; qualificação e inclusão produtiva; e enfrentamento à violência contra as mulheres.
É de autoria do senador o projeto de lei, aprovado no Senado, que prevê o aumento no número de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e o funcionamento 24 horas dessas unidades, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
“Conheço a realidade de violência contra as mulheres. Sei que na maioria dos casos elas são vítimas de quem elas confiam, dentro de casa. É fundamental que existam mais delegacias preparadas para receber a mulher vítima de violência, onde ela possa ser atendida por outra mulher, e que funcione 24 horas por dia”, destacou o candidato, à época da aprovação da matéria.
Rodrigo também foi o relator da lei que tipifica o crime de perseguição (conhecido como stalking), que tem nas mulheres suas maiores vítimas. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, esse tipo de crime aumentou 4.500% em Alagoas no ano passado.
Reconhecimento
Já a candidata a vice-governadora é reconhecidamente uma das mais atuantes parlamentares do país em defesa dos direitos da mulher e do apoio ao núcleo familiar das mulheres, além de ser uma das mais importantes porta-vozes na luta por uma maior participação feminina nos espaços de tomada de decisões. Com inúmeras leis aprovadas, ela esteve à frente ainda de várias iniciativas e proposições que abriram caminhos para um presente e futuro com paridade de gênero e equidade racial
Como reconhecimento de seu trabalho, entre outros destaques, Jó Pereira foi a única alagoana escolhida, em 2020, entre 20 entrevistadas brasileiras pelo projeto Emergência Política Mulheres. Coordenado pelo Instituto Update, o projeto ouviu 120 parlamentares e estudiosas de seis países sobre as transformações no poder criadas pelas mulheres ao ingressar na política.
Jó é autora do Fundo de Combate ao Câncer; da Lei do Jovem Aprendiz Alagoano, possibilitando o ingresso de milhares de jovens no mercado de trabalho; da Lei do parto humanizado; a lei que garante a presença de doulas nos hospitais e maternidades; e a lei que auxilia investigações sobre estupro de vulnerável, determinando a comunicação compulsória ao Ministério Público, por cartórios, hospitais e maternidades, sobre os registros de nascimento realizados por mães ou pais menores de 14 anos.
É também de autoria de Jó Pereira o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA); a Lei dos Produtos Artesanais, que regulamenta e desburocratiza a produção e comercialização de produtos artesanais comestíveis; a lei assegurando a pessoas com deficiência visual a adequação de condições especiais para realização das provas. A parlamentar articulou ainda a aprovação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA); e é conselheira do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), no qual sempre defendeu a adoção de políticas públicas de Estado para o efetivo combate à extrema pobreza.
“Nosso compromisso em cada área, inclusive em relação à defesa das mulheres, tem o respaldo da nossa história, a solidez dos fatos. Não são apenas promessas de ocasião”, afirmou Jó, reforçando que levar mais segurança e proteção às mulheres, gerar oportunidades e garantir políticas públicas eficazes de amparo a elas e seus familiares está entre as prioridades da chapa Alagoas Merece Mais.
Últimas notícias

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar

“Vivendo uma tortura”, diz irmã de adolescente desaparecida há 10 dias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
