Bacia Leiteira

39ª Expo Bacia será aberta nesta quarta (14) com grande expectativa de público e negócios

A Prefeitura de Batalha, organizadora da exposição, acredita que a exposição também deve movimentar a economia de toda Bacia Leiteira

Por 7Segundos com BCCOM Comunicação 13/09/2022 18h06
39ª Expo Bacia será aberta nesta quarta (14) com grande expectativa de público e negócios
Expo Bacia Leiteira será realizada entre os dias 14 e 17 de setembro - Foto: Assessoria

A maior feira tecnológica voltada para a pecuária de leite de Alagoas terá início nesta quarta-feira (14). A 39ª Expo Bacia Leiteira será aberta no Parque Mair Amaral, no município de Batalha, em cerimônia oficial a partir das 16h, reunindo autoridades políticas e do setor. Após a abertura, será realizada uma palestra magna sobre a "Perspectiva do Mercado de Leite", às 18h, com o especialista em economia rural, Vicente Nogueira.

O evento, que segue até o sábado (17), tem grande expectativa de público e de negócios. Pelo parque de exposições são esperados mais de 20 mil pessoas visitando o espaço e 400 bovinos da raça leiteira participando dos julgamentos, torneio leiteiro e shopping de animais.

A expectativa para a exposição está ainda maior este ano. A Prefeitura de Batalha, organizadora da exposição, acredita que a exposição também deve movimentar a economia de toda Bacia Leiteira. É esperado um faturamento superior ao ano passado, que bateu R$ 2 milhões em negócios diretos dentro do parque de exposições. 

Mas toda a área comercial do município, incluindo bares, restaurantes e pousadas, devem aumentar os lucros com a realização do evento."A Expo Bacia está com mais credibilidade e as empresas querem muito participar e fazer negócios na exposição. Batalha está se tornando um exponencial para a cadeia produtiva do leite, mas o evento não vai atingir de forma positiva a agropecuária. 

O comércio local também está entusiasmado", acredita o prefeito Wagney Dantas.Ainda mais tecnológica, a grande novidade da Expo Bacia Leiteira é o show de genética dos pequenos produtores, que vão participar de um torneio leiteiro em sistema Compost Barn totalmente voltado para a agricultura familiar. O método, que é modelo de grandes torneios leiteiros espalhados pelo Brasil, está sendo implementado na parceria entre a Prefeitura de Batalha, a empresa E-ctare e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e ficará instalado no Pavilhão da Tecnologia de Produção Leiteira.

A programação está ainda maior, com palestras técnicas para a produção de leite, nutrição e sanidade animal; curso de inseminação artificial em bovinos; Dia de Campo; 2º Pavilhão do Leite e Pavilhão da Agricultura Familiar.Para os julgamentos, serão recebidos animais de criadores de Sergipe, da Bahia e de Alagoas. 

Entre os nomes de criadores alagoanos da raça estão Domício Silva, Paulo Amaral, Alexandre Oiticica, a Agropecuária Pereira, entre outros. Já no Shopping de Animais são esperados mais de 30 animais da raça girolando disponíveis para a venda. Uma oportunidade para quem deseja investir na aquisição de genética de qualidade.