Em Batalha, candidato ao Senado Renan Filho destaca importância de fortalecer ainda mais a cadeia do leite
Renan esteve ao lado do candidato a reeleição para o governo, Paulo Dantas

Estado que hoje paga o melhor preço do país por um litro de leite a agricultores familiares, Alagoas impulsionou a cadeia dos lácteos, nos últimos sete anos e meio, com benefícios fiscais, novos investimentos e com a manutenção do Programa do Leite, mesmo com os cortes feitos pelo governo federal. Durante visita à 39ª Expo Bacia Leiteira, o candidato ao Senado Renan Filho (MDB) destacou as ações que o Governo do Estado, em sua gestão, empreendeu para impulsionar o setor.
“O Programa do Leite é um programa social dos mais exitosos. O leite gera emprego, melhora a vida das pessoas, especialmente no Semiárido, aqui na nossa Bacia Leiteira, mas em toda Alagoas também, e nós estamos trabalhando para ampliar mais”, afirmou o ex-governador Renan Filho. “Conseguimos levar a empresa Natville para União dos Palmares, o que estimula a produção leiteira e a geração de empregos na Zona da Mata e estamos trabalhando para abrir uma zona de livre comércio com Pernambuco e ampliar as vendas da produção local para outros estados”, complementou.
O candidato a governador Paulo Dantas (MDB) explicou a importância social do programa. “O Programa do Leite atende a milhares de alagoanos todas as semanas. Ele fortalece a produção leiteira, que é um dos setores econômicos mais democráticos que nós temos em Alagoas e no Nordeste do Brasil. Ele chega nos quatro cantos do nosso estado. E, principalmente, faz com que o agricultor familiar viva dignamente e tenha condição de cuidar da sua família”, disse Paulo.
Presidente da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Funil, em Batalha, Vanderlan Lima, que também é colaborador da CPLA (Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas), testemunha o incentivo do Estado à cadeia na gestão Renan Filho em Alagoas. “Nos últimos sete anos, com a ajuda do ex-governador Renan Filho, a melhora foi expressiva. Aumentou o preço do Leite, a gente hoje em dia está recebendo igual a todas as cooperativas e ao grande produtor, e isso melhorou a condição de vida do produtor, que tem mais condição de compra, de botar seu filho para estudar e de sustentar melhor a sua família, sem pensar em sair do campo, que é o seu lugar”, relata.
Por meio do Programa do Leite, o Governo do Estado distribuiu, de 2015 a 2021, 115 milhões de litros de leite para mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Com a compra desse leite, o Estado beneficia mais de 3 mil produtores. Hoje Alagoas tem a maior produtividade da região Nordeste.
O Estado também zerou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do leite, incentivando a indústria de laticínios, além de pagar o melhor valor por litro do país, o que beneficia os pequenos produtores vinculados ao Programa do Leite: “Ainda à frente do Governo do Estado, eu procurei incentivar muito a produção do leite, especialmente da agricultura familiar em Alagoas. Nós zeramos o ICMS do leite; abrimos uma área de livre comércio entre Alagoas, Sergipe e a Bahia, o que incentivou a produção; levei adiante o Programa do Leite mesmo quando o governo federal reduziu a aplicação de recursos nesse programa, que é tão importante, para adquirir o leite da agricultura familiar e destinar às famílias carentes uma alimentação semanal”, conclui o candidato a senador Renan Filho.
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
