Juiz do TRE esclarece dúvidas e alerta o que pode ou não pode neste dia de votação
Segundo o juiz, no dia de hoje é proibido propaganda eleitoral
Na manhã deste domingo a equipe do Portal 7 Segundos esteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o Juiz Bruno Acioly que esclareceu dúvidas e alertou os eleitores.
Segundo o juiz, no dia de hoje é proibido propaganda eleitoral. A propaganda foi permitida somente até 22 horas deste sábado (01).
O que é permitido:
É permitida apenas a manifestação silenciosa individual do eleitor que pode votar com seu boton , sua camisa, desde que seja de uma forma silenciosa e individual.
O juiz ressalta que a partir do momento que houver aglomerações de vários eleitores com camisas aí já configura um ilícito eleitoral.
Derramamentos de santinhos também se configuram como crime eleitoral.
“Infelizmente a gente vê muitos santinhos que ficam jogados na rua. Isso não é permitido mas infelizmente todas as eleições a gente acaba se deparando com isso”disse.
Boca de urna, compra de votos também se configura como ilícito eleitoral
Segundo Bruno, o TRE possui uma ferramenta chamada pardal onde qualquer cidadão pode fazer denúncias através da internet.
A partir das denúncias, o TRE Vai averiguar ou não a veracidade da informação.
Bruno Acioly ainda destaca a importância dos eleitores comparecerem as seções para votar:
“Vão votar fiquem seguros que o sistema eleitoral é um sistema seguro, as urnas eletrônicas são seguras e vocês podem votar com calma”, disse.