Luciano Barbosa se reúne com mais 27 prefeitos para discutir marco regulatório do saneamento
Encontro promovido pela Corseal aconteceu em Arapiraca nesta quinta (03)

Os 28 prefeitos e prefeitas que compõem o Bloco D para outorga e leilão destinados à concessão e venda dos serviços de saneamento e abastecimento de água estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (3), na cidade de Arapiraca.
O prefeito Luciano Barbosa, mais uma vez, foi o anfitrião do encontro, que ocorreu no auditório do Hotel Sol Nascente, na Capital do Agreste.
A reunião foi coordenada pelo presidente do Consórcio Regional de Saneamento do Estado de Alagoas (Corseal), o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros. Os vereadores arapiraquenses Márcio do Canaã e Adriano Targino acompanharam os debates.
Na abertura do encontro, a secretária de Serviços Públicos de Arapiraca, Carol Valeriano, fez apresentação dos estudos contratados ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O estudo mostra que 90% dos consumidores estão na área urbana e 10% na área rural dos 28 municípios que aderiam ao consórcio, que é o primeiro do gênero no Brasil.
Ainda de acordo com a avaliação técnica inicial, o valor do metro cúbico para abastecimento é de R$ 1,88.
Durante a reunião, o presidente do Consórcio Regional de Saneamento do Estado de Alagoas (Corseal), o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, revelou que a prioridade é publicar edital com um valor de tarifa com viabilidade econômica para os municípios e para a empresa que vencer o leilão.
Os gestores também debateram propostas acerca da definição dos critérios para a venda e concessão dos serviços de abastecimento de água, tendo como parâmetros a população de cada cidades, número de consumidores na zona rural, as perdas mínimas (vazamentos) de água, e a tarifa social para as pessoas de baixa renda, entre outras questões.
Avanços
Desde o ano passado que os gestores e gestoras municipais iniciaram os estudos de viabilidade técnica e econômica, com pareceres jurídicos, acerca da formação do consórcio e da parceria com o BNDES para contratação de empresas voltadas à elaboração de projetos de viabilidade econômica, financeira, além de diagnóstico jurídico e projetos de engenharia, com base na legislação brasileira e no Marco Regulatório do Saneamento.
Na reunião desta quinta-feira (3), o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa falou da importância da oferta de abastecimento garantido, eficiente, de qualidade e com tarifa justa para a população.
“O papel da agência reguladora é fundamental para a viabilidade do consórcio. Podemos manter a Arsal ou constituirmos outra agência, porque teremos um contrato de 30 anos, com a regulação de preços e tarifas que atendam o consumidor”, salientou o prefeito.
Os 28 municípios juntos têm cerca de R$ 1 milhão de habitantes, incluindo a segunda maior cidade do Estado: Arapiraca, com mais de 240 mil habitantes.
No final do encontro foram aprovados os critérios da outorga, sendo 20% com valores igualitários e 80% de acordo com a população de cada município do consórcio.
A próxima reunião do Corseal está prevista para o mês de dezembro, para aprovação do estatuto do consórcio e da agência reguladora dos serviços.
O Novo Marco Regulatório do Saneamento é estabelecido pela Lei Federal 14.026, de 15 de julho de 2020, que altera as regras para a prestação de serviços no setor, promovendo a ampliação da participação de empresas do setor privado no mercado, com o objetivo principal de universalizar o acesso ao abastecimento de água e saneamento com eficiência e qualidade para todos os domicílios brasileiros até o ano de 2033.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
