Arapiraca é destaque nacional com redução de mortes em acidentes com motos
As ações em Arapiraca acontecem com a parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e o Detran/AL
Durante a Reunião Nacional de Atores em Segurança Viária, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde, as ações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, com palestras lúdicas do Departamento de Educação para o Trânsito em escolas e empresas, além das palestras que incluem o Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar e a diretoria de fiscalização, receberam destaque para redução de índices de acidentes fatais envolvendo motocicletas.
O destaque consta no relatório final da atividade, que reuniu autoridades, gestores, especialistas e acadêmicos de áreas relativas ao trânsito. De acordo com dados apresentados na reunião, a partir de 2008, os usuários de moto no Brasil, passam a representar o principal grupo de óbitos no trânsito. “A pandemia da Covid-19 agravou o problema com a demanda por entregas em serviços precarizados somando-se ao uso dos veículos por pessoas inabilitadas ou com formação deficiente”, apontou o estudo.
Antônio Monteiro, especialista em segurança viária do Detran/AL, ressaltou Arapiraca durante a reunião, exaltando a redução de até 78% do número de mortos de usuário de motos. De acordo com Monteiro, o sucesso atingido por este percentual pode ser atribuído a controle e moderação de velocidade e orientação a jovens.
Ele disse ainda que “a questão da moto deve ser tratada de forma ampla, não apenas como questão de trânsito, mas também em suas conexões como tema social, de emprego, de renda, com o transporte escolar, com o transporte público, com o respeito ao pedestre e o transporte ativo”.
As ações em Arapiraca acontecem com a parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e o Detran/AL, com o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM).
“É o resultado de muito trabalho das nossas equipes tanto na fiscalização, quanto no empenho nas escolas com as crianças, e nas empresas com os adultos. A gente orienta a prevenção, com educação, explicando os riscos. As equipes trabalham sempre voltadas para salvar vidas e a redução destes índices deixa todo mundo orgulhoso. A Família SMTT, sempre unida, com a missão de cuidar das pessoas”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.