[Vídeo] FPI: pedreira em Delmiro é notificada após equipe encontrar várias irreguaridades
Irregularidades foram identificadas por vários órgãos da ação conjunta
A FPI do São Francisco, em mais um dia de ações de campo, flagrou condições precárias de trabalhadores em grande pedreira, no município de Delmiro Gouveia, sertão alagoano. Risco de desabamento de rampa para caminhões acessarem britadeira motiva expedição de recomendação pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e interdição de equipamento pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Num calor de 34 graus, a Equipe 1 (Exploração Mineral e Resíduos Sólidos) encontrou cerca de 17 trabalhadores sendo submetidos a ruídos barulhentos constantes, grande quantidade de poeira, sem banheiro, refeitório improvisado e sem acesso à água potável para beber.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) verificou diversas irregularidades trabalhistas, entre elas: que não há laudo de riscos ambientais, especialmente sobre ruídos e poeira; a carteira de trabalho só foi assinada recentemente, há menos de um mês, mesmo havendo trabalhadores há mais de seis meses e até um ano.
A Agência Nacional de Mineração também identificou diversas irregularidades e notificou a empresa a realizar imediata reparação da rampa da britadeira, devendo o equipamento ficar interditado até que o reparo seja feito.
O local, chamado pelos trabalhadores de “rampa do pulmão”, apresenta sérios riscos de desabamento especialmente por que suporta o peso de caminhões carregados de grandes pedras que são despejadas na britadeira.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) autuou a pedreira por disposição e armazenamento irregular de resíduos sólidos e perigosos. E intimou a empresa para que dê destinação adequada aos resíduos encontrados em até dois dias.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
