Sindilojas alerta para golpistas que tentam enganar empresários de Arapiraca
O proprietário de uma empresa do comércio de Arapiraca recebeu uma notificação extrajudicial referente a um suposto débito junto a uma desconhecida associação de classe, mas era golpe
Os empresários devem ficar atentos a autenticidade de boletos e cobranças feitas por e-mail. O titular de uma empresa do comércio de Arapiraca recebeu uma notificação extrajudicial referente a um suposto débito junto a uma desconhecida associação de classe.
O Sindilojas Arapiraca alerta os empresários para a modalidade de golpe e recomenda que, caso sejam alvo de situação semelhante, busque as autoridades policiais para fazer a denúncia.
Um administrador procurou o Sindilojas na segunda-feira, 22 de novembro, buscando informações sobre a “Associação dos Empresários de Arapiraca”. Ele afirmou ter recebido um comunicado, por e-mail, de que a empresa dele estava em dívida com a entidade e estava recebendo uma notificação extrajudicial para efetuar o pagamento de R$ 188,98.

Falsa notificação judicial encaminhada por e-mail para dono de loja em Arapiraca. Foto: reprodução/assessoria
Além da entidade ser completamente desconhecida do Sindilojas Arapiraca, outros indícios demonstravam que se tratava de um golpe. Apesar da aparência de documento oficial, a única forma de pagamento possível era por meio de pix, apesar de geralmente se tipo de cobrança ser feita por meio de pagamento de boleto com código de barras.
“Quando a pessoa foi buscar essa associação, foi informado que no momento em que abriu empresa automaticamente foi associado à entidade, e isso não existe. O associativismo é espontâneo. A empresa que decide se associar, ou não. E, mesmo que seja associado e a empresa desista ou fique inadimplente, não pode ser negativada pela entidade”, esclareceu o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.
O Sindilojas apurou que o pix que aparece na suposta cobrança extrajudicial é direcionado a um escritório de advocacia aberto há poucos meses em Goiânia (GO), cujo CNPJ descreve atividades econômicas diversas e sem relação ao associativismo. Além disso, no site Reclame Aqui traz denúncias de golpes semelhantes - inclusive com justificativa e valor de pagamento idêntico - ocorridas em São Paulo, em favor de uma entidade desconhecida, intitulada “Associação dos Empresários de São Paulo”.
“Os empresários devem fica atentos a este e outros tipos de golpe pela internet, e mesmo aqueles que conseguirem perceber antes de levar prejuízo também devem denunciar a polícia, para que esses golpistas sejam presos e não consigam enganar outras pessoas”, finalizou Wilton Malta.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
