Prefeitura de Penedo decreta luto oficial pela morte de Toinho Pescador
Ativista em defesa do Rio São Francisco, Toinho faleceu aos 91 anos
O Prefeito Ronaldo Lopes decretou luto oficial por três dias devido ao falecimento do ativista Antônio Gomes dos Santos, o Toinho Pescador, como ficou conhecido o penedense notabilizado por suas lutas em favor do Rio São Francisco. Toinho pescador faleceu nesta quinta-feira (24) aos 91 anos.
“Penedo se entristece com a notícia do falecimento de Toinho Pescador, grande poeta, escrito e defensor do Rio São Francisco e do meio ambiente. Um homem que lutou e orgulhou o povo penedense, deixando seu legado vivo na nossa memória”, descreveu Ronaldo Lopes na mensagem de pesar que publicou em suas redes sociais.
Homem ribeirinho criado no Barro Vermelho, primeiro bairro de Penedo e comunidade tradicional de pescadores, ‘seu’ Toinho fez da pesca artesanal o seu meio de vida. A vivência diária com o rio foi transformada em exercício de cidadania reconhecido por todos.

Autor de poemas que têm como tema principal o rio São Francisco, ele ganhou uma biografia que também reúne seus escritos, livro lançado em dezembro de 2020, junto com a comemoração dos 90 anos de Antônio Gomes dos Santos.
Em vida, o bravo defensor do Velho Chico recebeu diversas homenagens, inclusive as comendas Barão de Penedo – maior honraria concedida pela Prefeitura de Penedo – e Guardião das Águas do São Francisco, esta concedida pela Câmara de Vereadores.
O velório de ‘seu’ Toinho Pescador está sendo realizado na sede da Colônia de Pescadores, no Barro Vermelho, com sepultamento marcado para as 15 horas, no cemitério São Gonçalo do Amarante.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
