Arapiraca

[Vídeo] 3º BPM de Arapiraca forma mais uma turma do Projeto Pelotão Mirim

Projeto realizado em parceria com municípios do Agreste teve início há mais de uma década e já formou mais de 700 alunos

Por 7Segundos 16/12/2022 07h07 - Atualizado em 19/12/2022 18h06
[Vídeo] 3º BPM de Arapiraca forma mais uma turma do Projeto Pelotão Mirim
Turma posicionada para receber certificado de formatura durante cerimônia - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O Projeto Pelotão Mirim, desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Arapiraca, teve início em 2010 e de lá para cá, já formou mais de 700 crianças e adolescentes ao longo desse tempo. Na noite desta quinta-feira (15), no Ginásio Municipal João Paulo II, em Arapiraca, foi realizada a solenidade de formatura de mais uma turma do Pelotão Mirim, que este ano, contou com a participação de 90 alunos. 

Projeto envolve meninos e meninas com idades entre 10 e 13 anos. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

São meninos e meninas com idades entre 10 e 13 anos, oriundos de famílias de baixa renda que durante cerca de dez meses, aprendem noções de cidadania, hierarquia, convivência em grupo, disciplina, noções de segurança, saúde, higiene, prevenção e resistência às drogas, atividades esportivas, dentre outros ensinamentos, sempre no contraturno da escola formal e frequentando a sede do 3ºBPM de Arapiraca. 

O projeto é realizado em parceria com as Prefeituras Municipais de Arapiraca, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas, municípios aqui da região Agreste. Durante a cerimônia, dava para ver a emoção dos pais, demais parentes e dos próprios alunos e dos militares do 3º BPM com a chegada do fim de mais um ciclo de aprendizado. o secretário municipal de Ordem Pública de Arapiraca, Coronel da Reserva Ênio Bolivar, representou o município de Arapiraca.

 Comandante do 3ºBPM, Luciano Felizardo, ao centro; ao lado, as demais autoridades convidadas para a solenidade. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Alguns que se destacam, seguem no projeto no ano seguinte e se tornam comandantes de turma, uma responsabilidade a mais para os jovens. É o caso do José Antonio, de 15 anos, que se adaptou muito bem ao projeto e pretende seguir a carreira militar.

"É uma grande lição para todos nós, um caminho muito bom a seguir", disse o rapaz ao lado da mãe, Jacinta Pereira, que contou que na família dela não há militares.

"O Antonio será o primeiro a ingressar na carreira militar e isso deixa a gente muito orgulhoso porque já o início de uma vida para ele, que já está um rapaz e precisa viver com responsabilidade", disse quase chorando a mãe de José Antonio.

José Antonio recebe de um familiar e padrinho de cerimônia o Certificado de Conclusão do Curso Pelotão Mirim. Foto: Giovanni Luiz-7segundos

Representantes dos municípios parceiros do 3º Batalhão também compareceram à solenidade, embalada pelos acordes da Banda de Música do 3º BPM.   

Muitos dos alunos formados até pensam em seguir a carreira militar, mas para o Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Luciano Felizardo, o mais importante é que eles estejam preparados para vida e que se tornem cidadãos de bem e responsáveis. 

A turma recém-formada foi batizada com o nome do Tenente-Coronel, Luciano Felizardo, Comandante do 3º BPM.  

Assista ao vídeo da reportagem: