Economia

Gestão de Luciano aumenta PIB de Arapiraca e cidade está entre as melhores do Nordeste

De acordo com dados do IBGE, o PIB arapiraquense superou a marca dos R$5 bilhões em 2020

Por 7Segundos com Assessoria 19/12/2022 16h04
Gestão de Luciano aumenta PIB de Arapiraca e cidade está entre as melhores do Nordeste
O PIB é um indicador de fluxos de novos bens e serviços finais produzidos durante um determinado período - Foto: Assessoria

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e o detalhado por Estados e municípios, e Arapiraca segue em uma constante de crescimento conforme aponta os dados.

O PIB é um indicador de fluxos de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Para o seu cálculo, são utilizados diversos fatores, tais como: Balanço de Pagamentos; Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessa Jurídica; Índice de Preços ao Produtor Amplo; Produção Agrícola Municipal; Pesquisa Anual do Comércio; entre outros apontamentos.

Neste último indicador, Arapiraca apareceu como a segunda cidade alagoana melhor colocada no ranking nordestino, ocupando a 30ª colocação regional.

De acordo com dados do IBGE, o PIB arapiraquense superou a marca dos R$5 bilhões em 2020, superando, pela 1ª vez, desde 2002, Marechal Deodoro, Coruripe e Santana do Mundaú, cidades que possuem repasse de royalties vindos do petróleo.

“A ascensão de Arapiraca se dá devido ao investimento que tem sido feito no comércio, nossa maior fonte de renda. O empreendedorismo local é e tem sido destaque da nossa cidade em grandes centros comerciais, e o prefeito Luciano Barbosa mantem-se atento a isso e tem colaborado para que mais empresas sejam abertas ou venham fazer parte de Arapiraca”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.