Sertão

Sistema Coletivo da Bacia Leiteira volta a operar com vazão total

Abastecimento da região segue em recuperação de forma gradativa 

Por 7Segundos com Assessoria 26/12/2022 15h03
Sistema Coletivo da Bacia Leiteira volta a operar com vazão total
Estação de Captação de Água Bruta do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, voltou a operar plenamente - Foto: Assessoria

A segunda bomba da captação de água bruta do Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, já foi instalada, segue em operação e o abastecimento está em recuperação de forma gradativa. A previsão é que, nos próximos dias, o fornecimento de água seja retomado plenamente, regularizando, assim, o serviço para as 18 cidades da região da Bacia Leiteira.

Para isso, o Governo do Estado, por meio do Gabinete Civil, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com apoio da concessionária Águas do Sertão e das empresas Cápua e Imbil, montou uma força-tarefa de apoio à instalação do equipamento. Essa bomba foi adquirida junto à Imbil, sediada em São Paulo, que é uma das fabricantes no país desse equipamento.

Outras três bombas foram adquiridas pelo Governo na mesma empresa e estão em fase de fabricação, uma vez que são equipamentos muito específicos e produzidos apenas por demanda. Essas três novas bombas ficarão como equipamentos-reserva na captação do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, o que irá garantir mais segurança operacional ao sistema e mais segurança hídrica para os moradores das 18 cidades atendidas.

Recebem água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, após o repasse do produto feito pela Casal à concessionária Águas do Sertão, esta responsável pela distribuição aos moradores das seguintes localidades: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira. Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro e Olho D’água das Flores também recebem água do mesmo sistema, porém, nesses locais a distribuição de água continua sendo feita diretamente pela Casal.